Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2006 - 20h45

Bagagem de astronauta tem bandeira e camisa da seleção

Publicidade

da Folha Online

A bagagem que o astronauta Marcos Pontes, 43, levará em sua primeira missão espacial tem diversos itens relacionados ao Brasil. Entre eles, uma pequena bandeira, uma camisa de treino da seleção, uma bola de plástico verde e amarela "em homenagem ao ano do hexa" e uma réplica do chapéu panamá do aviador Alberto Santos-Dumont.

Já na categoria "estrangeiros" entra uma camiseta com o rosto do russo Yuri Gagarin, primeiro homem a deixar a Terra, em 1961. A seleção de objetos pessoais --que só pode ter 1,5 kg-- também inclui fotos da família, CDs, bloco de desenho, lapiseira, borracha e um barbeador.

O brasileiro também levará à ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional) outros 13,5 kg referentes a uma carga institucional --oito experimentos científicos de instituições de pesquisa selecionados pela AEB (Agência Espacial Brasileira).

Comida

Os alimentos que serão consumidos pelos três astronautas na ISS não serão transportados na Soyuz, pois já estão na estação espacial. Eles foram levados até a ISS antes do início da "Missão Centenário" pelo cargueiro russo Progress.

Ao falar sobre comida em seu site, Pontes derruba alguns mitos sobre missões espaciais. "Os comprimidos e pastas são coisas do passado. Os pratos atuais são bastante comuns e também saborosos", afirma.

A principal diferença em relação ao que se come na Terra, explica, é a maneira de preparo deles --uma porção de ovo mexido desidratado, por exemplo, precisa de água para se tornar comestível. Todos os alimentos são colocados em embalagens individuais e armazenados na caixa de mantimentos de cada astronauta.

Leia mais
  • Missão histórica leva primeiro brasileiro ao espaço
  • Saiba mais sobre Marcos Pontes, o 1º astronauta brasileiro
  • Conheça os oito experimentos brasileiros levados à ISS
  • Empresa vende traje de astronauta brasileiro por R$ 500

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a ida do brasileiro ao espaço
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página