Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2006 - 12h03

Astronauta brasileiro estréia na estação espacial com muito trabalho

Publicidade

da France Presse, em Moscou

O astronauta brasileiro Marcos César Pontes disse ter passado bem as primeiras 24 horas a bordo da ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional), e já concluiu a primeira fase de dois dos oito experimentos de universidades e institutos de pesquisa brasileiros que levou ao espaço, informou neste domingo, em Moscou, a assessora do Ministério da Ciência e Tecnologia, Vera Canfran.

Segundo o primeiro contato de Pontes com o centro de controle da missão, na noite de ontem, o astronauta não se sentiu indisposto em nenhum momento, o que seria normal para um recém-chegado ao espaço.

"Marcos Pontes está se sentindo bem, e acaba de informar ao chefe da Missão Centenário, Raimundo Mussi, que em sua trajetória e na chegada à ISS não precisou sequer tomar remédios para enjôo", destacou por e-mail a assessoria do ministério, segundo a qual os módulos experimentais não sofreram qualquer dano na viagem de dois dias a bordo da nave Soyuz TMA-8.

Após embarcar na ISS, Pontes elogiou o local de trabalho e iniciou os dois primeiros experimentos, conforme previsto. Os experimentos de germinação de sementes de feijão, da Secretaria de Educação de São José dos Campos, e o de germinação de sementes em microgravidade foram levados da Soyuz para a ISS às 9h de Brasília, disse o ministério.

Pontes começou a trabalhar às 9h30 (em Brasília), também de acordo com o ministério, e deve enviar fotos dos experimentos ainda hoje, que serão então divulgadas no site da AEB (Agência Espacial Brasileira). Pontes foi dormir ontem às 15h30 (em Brasília), segundo o ministério.

Neste domingo, o brasileiro dará início a três experimentos: nuvens de interação protéica, do Centro de Pesquisas Renato Archer, sobre a substância responsável pelo brilho dos vaga-lumes; cromatografia da clorofila, da Secretaria de Educação de São José dos Campos; e minitubos de calor, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Além disso, fará o acompanhamento do experimento da Embrapa. Os trabalhos podem ser acompanhados por meio das fotos publicadas no site da AEB.

Segundo o ministério, Pontes voltará a falar com a Terra entre 15h e 16h (em Brasília). Nos primeiros 20 minutos, conversará com pesquisadores, depois com a assessoria do ministério e, se necessário, com seu médico, Luiz Cláudio Lutiis.

Para segunda-feira (3), está prevista uma entrevista coletiva com a nova tripulação da ISS, formada por Pontes, o americano Jeffrey Williams e o russo Pavel Vinogradov. Organizada pela Nasa (agência espacial americana), a entrevista será transmitida para o controle da missão, em Moscou. Segundo o programa, os jornalistas brasileiros terão cinco minutos para fazer perguntas a Pontes.

Leia mais
  • Do espaço, Marcos Pontes responde a críticos do programa espacial

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a ida do brasileiro ao espaço
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página