Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2006 - 09h53

Agenda de astronauta para hoje inclui lançamento de moeda

Publicidade

SALVADOR NOGUEIRA
da Folha de S.Paulo

Hoje, Marcos Cesar Pontes começa a executar uma função que não é tão usual para um astronauta: ele será praticamente um mestre de cerimônias a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional).

Reprodução
Selo comemorativo da Missão Centenário
Selo comemorativo da Missão Centenário
Às 13h30, horário de Brasília, do espaço, ele participará do lançamento oficial de um selo comemorativo da Missão Centenário, além de apresentar três medalhas com o mesmo tema, cunhadas pela Casa da Moeda.

Nem tudo, entretanto, é ocasião social. A agenda do astronauta prevê a continuação de quatro experimentos, iniciados na chegada de Pontes à estação, e o início de um quinto, que envolve o teste de evaporadores capilares --um sistema de controle térmico que poderá um dia ser usado em satélites não-tripulados nacionais.

Reprodução
Pontes lançará medalhas cunhadas pela Casa da Moeda
Pontes lançará medalhas cunhadas pela Casa da Moeda
Dos testes científicos já iniciados, três têm conotação biológica, e dois envolvem o cultivo de sementes --um desses é um experimento educacional, e as primeiras imagens do procedimento já estão disponíveis no site da Agência Espacial Brasileira (www.aeb.gov.br), para que se compare com a realização do mesmo experimento em terra, por estudantes de São José dos Campos (interior paulista).

Os outros dois envolvem o cultivo de uma semente de gonçalo-alves (uma árvore do cerrado estudada por pesquisadores ligados à Embrapa) e a observação de nuvens de proteínas responsáveis pela luz dos vaga-lumes. E o que não tem nada a ver com biologia testa tubos de calor, como estratégia para refrigeração térmica de sistemas espaciais.

Na Estação Espacial Internacional, toda a rotina dos astronautas é ditada pelo horário do meridiano de Greenwich (GMT), que hoje está três horas à frente do de Brasília. É uma solução razoável por ser um meio-termo entre os horários locais dos dois centros de controle do complexo orbital, o de Houston, nos Estados Unidos, e o de Korolev, na Rússia. Afinal de contas, a situação da estação em si não fornece uma referência razoável --lá um pôr-do-sol acontece a cada 90 minutos.

Horário orbital

Pontes acorda as 7h30, toma seu café da manhã e então passa por uma das duas "reuniões" diárias com o pessoal de terra para planejar sua programação "profissional", às 9h. O almoço começa às 13h35 e tem duração de uma hora. O jantar ocorre às 20h50, e o astronauta vai para a cama às 23h.

Ainda hoje, o brasileiro fará contato com pessoas em terra numa teleconferência da Nasa, a agência espacial americana. O evento pode ser acompanhado pela Nasa TV, na internet (www.nasa.gov), a partir das 11h45 (horário de Brasília).

Depois, o astronauta ainda conversará com alguns brasileiros via rádio-amador, sob a coordenação da Labre (Liga Brasileira de Rádio Emissão). Ao longo dos próximos dias, Pontes também está escalado para ajudar nos trabalhos rotineiros dentro da ISS. Seu retorno à Terra está marcado para ter início no próximo dia 9.

Leia mais
  • Astronauta brasileiro estréia na estação espacial com muito trabalho
  • Do espaço, Marcos Pontes responde a críticos do programa espacial
  • Pontes chega à Estação Espacial e recebe elogios de Lula
  • Nave Soyuz acopla-se com sucesso, e Pontes chega à ISS

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a ida do brasileiro ao espaço
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página