Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2006 - 21h21

Leia íntegra da conversa de Lula com astronauta

Publicidade

da Folha Online

Leia abaixo a conversa entre o presidente Lula e o tenente-coronel Marcos Pontes, por meio de videoconferência realizada hoje. O conteúdo foi divulgado pela Presidência da República. Antes de falar, o presidente é precedido pelo ministro Sérgio Gaudenzi (Ciência e Tecnologia). O vice-presidente José Alencar e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, também participam da videoconferência.

Sérgio Gaudenzi- Marcos, é Sérgio Gaudenzi. Como é que está?

Marcos Pontes- Como vai, senhor Sérgio?

Sérgio Gaudenzi- Não estou ouvindo sua resposta.

Marcos Pontes- Como vai, doutor Sérgio?

Sérgio Gaudenzi- Marcos, eu estou aqui com o nosso Presidente, o presidente Lula, que vai falar com você. Estamos muito orgulhosos com o sucesso da tua missão, e toda a Agência está lhe mandando um grande abraço. Então, você vai agora falar com o presidente Lula.

Marcos Pontes- Muito obrigado.

Lula- Meu querido Marcos Pontes, eu estou aqui com o vice-presidente da República, José Alencar; com o novo ministro da Defesa, que tomou posse depois que você embarcou para o espaço, o nosso ministro Waldir Pires; com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e com o comandante Bueno, o comandante que você conhece tão bem.

O ministro Sérgio Rezende vai conversar com você, mas antes eu queria dizer para você, Marcos, que essa tua viagem, depois de tantos e tantos anos de espera, depois de tanta angústia que você viveu e, finalmente, conseguimos fazer com que você fizesse a viagem, ela transforma o povo brasileiro num povo um pouco mais orgulhoso, um pouco mais, eu diria, cheio de orgulho porque você, neste momento, representa o orgulho que cada um de nós, brasileiros, sentimos da nossa força, da nossa disposição e, sobretudo, da nossa perseverança.

Eu me lembro da primeira conversa que eu tive contigo, da frustração de você não ter feito o vôo e, agora, estou vendo aí você, com essa cara de alegria. No dia em que você embarcou, você batendo o braço e mostrando a bandeira brasileira foi um motivo extraordinário de orgulho.

E eu queria fazer uma pergunta para você antes de passar a a palavra ao nosso Ministro da Ciência e Tecnologia. Marcos, diz aqui, para milhões de brasileiros, sobretudo para as nossas crianças: você levou experimentos de crianças para fazer aí no espaço. Já fez a experiência, já plantou a semente, já utilizou a clorofila? Se você puder, conta para as crianças se você já fez, porque eu penso que depois você deveria falar da emoção que você sentiu, da emoção que nós sentimos - eu digo para você que foi muito forte - e eu queria saber qual a emoção que você sentiu quando, pela primeira vez, a 350 quilômetros de altura, você viu o nosso querido Brasil.

Marcos Pontes: Obrigado, senhor Presidente. Eu gostaria de agradecer as palavras. Aqui, neste instante, sobrevoando a Rússia, a 350 quilômetros de altitude, a bordo da Estação Espacial Internacional, carregando, com muito orgulho, a nossa bandeira, os nossos símbolos, a nossa Agência Espacial Brasileira, a nossa Força Aérea. E para mim isso é uma satisfação muito grande e, também, uma responsabilidade muito grande, como o senhor disse, com relação a essas crianças e aos jovens em geral, no Brasil.

Os experimentos estão indo bem. Nós temos oito experimentos perfeitamente ajustados e cerca de 60, 70% já realizados. Esse experimento dos feijões das crianças, eu tenho tratado com muito carinho e eu tenho certeza que isso vai ser alguma razão para termos, no futuro, mais e mais astronautas, engenheiros, cientistas, no Brasil, motivados por coisas desse tipo. Muito obrigado.

Lula- Eu agora, Marcos, vou passar o microfone para que o nosso Ministro da Ciência e Tecnologia te faça algumas perguntas que ele pensou em fazer, que é das experiências que você está fazendo aí, no espaço. É o nosso ministro Sérgio Rezende.

Sérgio Rezende- Marcos, boa noite! O Ministério da Ciência e Tecnologia tem já, há uns três anos, um programa de popularização da ciência, e fizemos bastante nessa direção. Mas eu preciso lhe dizer: você talvez imagine, mas não viu aqui, diretamente, o efeito fenomenal para a divulgação da ciência e tecnologia, para a divulgação do Programa Especial, que foi esta missão, esta missão que você está cumprindo. Então, nós estamos aqui, no Ministério da Ciência e Tecnologia, satisfeitíssimos com a divulgação que você está promovendo. Os oitos experimentos que você levou, naturalmente têm o resultado muito aguardado pelas pessoas, pelas equipes que imaginaram as experiências. Mas, como eu disse, acho que o efeito, talvez, mais importante da sua missão é a grande divulgação que você está promovendo da ciência e da tecnologia e atraindo jovens para essa área. Mas queria fazer uma pergunta: nós ouvimos dizer que, pelos russos, a experiência que despertava maior atenção deles era aquela de nuvem de interação protéica. Aí eu lhe pergunto se essa experiência já foi concluída, se ela está em andamento? E se pelo o que você pôde observar - nós sabemos que você não é biólogo, mas foi treinado para essa experiência - se essa experiência está dando resultados que, na sua opinião, são interessantes?

Marcos Pontes- É, os experimentos, eles têm sido levados dentro do cronograma normal. Essas experiências das nuvens de proteínas devem ser terminadas amanhã e têm dado o resultado esperado, dentro do que os cientistas planejaram. Para mim, é razão de muito orgulho também poder cooperar com a divulgação da ciência e tecnologia, porque acho que esse é o nosso futuro, não só em termos de ciência e tecnologia, mas a gente precisa motivar os jovens para eles sigam essa carreira. Então, para mim, é muito orgulho, muita satisfação poder contribuir com isso. Da mesma forma que, quando a gente passa sobre o Brasil, dá realmente muito orgulho ser brasileiro, dessa terra que a gente tem.

Sérgio Rezende- Marcos, mais uma pergunta. Essas experiências que você levou foram preparadas por pessoas que não tiveram a experiência de fazê-la, num ambiente de micro-gravidade. Você crê que, com a sua experiência de fazer a experiência aí, você vai poder dar uma grande contribuição a projetos de experiências para vôos futuros?

Marcos Pontes- Eu tenho que esse vôo vai ser o início de uma fase muito boa dentro do Programa Espacial Brasileiro, no qual nós vamos estar trabalhando, ampliando esse campo de pesquisa num ambiente de micro-gravidade. Nós já temos o programa de micro-gravidade na Agência Espacial Brasileira, mas, com certeza, agora ele terá um impulso bastante grande e eu pretendo estar trabalhando nisso nos próximos anos.

Sérgio Rezende- Marcos, eu vou passar, então, o microfone ao presidente Lula. Nós só temos dois minutos para encerrar essa videoconferência. Parabéns, estou ansioso por vê-lo aqui no Brasil, de volta.

Marcos Pontes- Muito obrigado. Eu estou ansioso para chegar ao Brasil.

Lula- Marcos, eu quero terminar reiterando a você que pode ficar certo que em poucos momentos da história do Brasil nós tivemos o orgulho de um brasileiro como estamos tendo de você. Você, quando partiu, lembrou muito Ayrton Senna com a bandeira nacional. Nós estamos no centenário de Santos Dumont e essa tua viagem é extremamente significativa para nós. Tem gente que reclama que nós gastamos dinheiro. O que nós gastamos é pouco diante do que isso pode representar para a política espacial brasileira. Eu sei que você está com saudades de Bauru, eu sei que você está com saudades da família. Nós estamos ansiosos esperando você chegar aqui. Certamente você virá a Brasília, depois você irá a Bauru, até porque o teu time, Noroeste, não anda muito bem das pernas ultimamente.

Mas nós estamos certos de que você vai nos trazer muito motivo de orgulho, muita alegria no teu regresso. Que Deus te abençoe nesse teu trabalho. Que Deus te abençoe na viagem de regresso. E dê um abraço nos russos que ontem eu recebi o Primeiro-Ministro russo aqui, estamos fazendo bons acordos, sobretudo na área espacial.

Marcos Pontes- Muito obrigado, senhor Presidente. Eu, realmente, estou muito satisfeito com tudo o que tem acontecido ultimamente. E este meu estágio junto com os russos, lá em Star City, foi não só uma lição, em termos dos equipamentos desse sistema todo mas, também, da convivência com outros povos e outras culturas. E a cultura russa realmente é uma cultura que me atraiu bastante e eu tenho certeza que a gente vai ter uma cooperação muito interessante. Obrigado por tudo. Eu vou estar aguardando ansiosamente para chegar no Brasil e dar um abraço na minha terra.

Lula- Marcos, me parece que nos deram mais alguns minutos. Então, eu estou aqui com o nosso vice-presidente José Alencar, que era ministro da Defesa e, portanto, tem muita responsabilidade com a tua viagem, para ele te cumprimentar.

José Alencar- Marcos, todos os brasileiros, pelo que eu tenho observado, estão orgulhosos desta tua missão e da tua performance nela. Você, realmente, tem levado, pelo que fala, pelo teu sorriso, pelo teu otimismo de grande brasileiro que é, você tem levado, para todos os brasileiros, um tempo novo, com essa tua missão. Meus parabéns. Eu fiquei muito honrado de ter participado um pouco do trabalho que conseguimos, do presidente Lula, o entusiasmo para que você fosse a essa missão.

Marcos Pontes- Muito obrigado, senhor Vice-Presidente. Eu me lembro do tempo que a gente conversava sobre a possibilidade desta missão, e hoje em dia está aqui, acontecendo. E eu tenho certeza que isso vai ser uma grande felicidade para todo mundo, e para a nossa Força Aérea também, e para todos os militares do Brasil. E eu tenho aquele carinho pela Força Aérea, na qual eu cresci, e graças a ela eu estou por aqui.

Lula- Marcos, tendo mais uma chance, eu vou permitir que uma pessoa muito íntima tua, aliás, o teu chefe, possa te cumprimentar, que é o nosso querido brigadeiro Bueno.

Brigadeiro Bueno- Marcos, meus parabéns pelo cumprimento da missão. E quero lhe transmitir o seguinte: praticamente todos os dias nós temos jovens procurando entrar na Academia da Força Aérea para serem pilotos. E temos certeza que esta tua missão, como disseram todas as autoridades até este momento, ela vai servir e está servindo de um incentivo muito grande, despertando a juventude para a área de tecnologia. E felizmente, também, através da Aeronáutica. Meus parabéns, tudo de bom, um ótimo regresso, um bom pouso. E é tudo que nós podemos desejar a você e a todos os seus. Muito obrigado.

Marcos Pontes- Obrigado, Brigadeiro. Realmente, é com muito orgulho que eu carrego essas insígnias. E eu tenho certeza que muitos jovens vão estar também na nossa Força e prosseguindo, se Deus quiser, muito mais longe do que eu pude chegar.

Lula- Olha, Marcos, desejo boa sorte. Amanhã eu sei que você vai falar para as crianças, nesse mesmo horário, vê se transmite esperança para as nossas crianças porque todos nós aqui, no Brasil, precisamos ter a esperança realimentada todo dia. Um grande abraço.

Marcos Pontes- Grande abraço, senhor Presidente. Obrigado pelas palavras, muito obrigado pela oportunidade.

Leia mais
  • Lula compara astronauta brasileiro a Ayrton Senna

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a ida do brasileiro ao espaço
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página