Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2006 - 10h21

Pontes acorda mais tarde antes de voltar para a Terra

Publicidade

da France Presse, em Moscou

O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, teve permissão para acordar mais tarde neste sábado, na Estação Espacial Internacional, para poder descansar um pouco mais antes da aterrissagem na estepe do Cazaquistão, informaram autoridades espaciais russas.

Pontes deixará a ISS, a bordo do foguete russo Soyuz, às 17h15 (horário de Brasília), e a aterrissagem na estepe do Cazaquistão está prevista para as 20h56 (horário de Brasília).

O brasileiro voltará para a Terra acompanhado do americano William MacArthur e do russo Valery Tokarev, que passaram 189 dias na ISS.

Após entrar na atmosfera terrestre, uma cápsula metálica com os três astronautas irá se separar do Soyuz e pousar em algum lugar próximo à cidade cazaque de Arkalyk, onde os astronautas irão enfrentar uma temperatura de 12 graus Celsius negativos, segundo o serviço meteorológico da ex-república soviética.

Quinze aparelhos russos, entre helicópteros e aviões, bem como um hospital móvel americano e veículos todo terreno, irão rastrear a região e prestar assistência.

Marcos Pontes, um tenente-coronel de 43 anos, decolou da base russa de Baikonur, no Cazaquistão, no último dia 30 de março, acompanhado do americano Jeffrey Williams e do russo Pavel Vinogradov, que irão permanecer na ISS.

Pontes deverá ter uma recepção calorosa no Brasil, que lembrará a do primeiro homem a viajar ao espaço, em 1961, o russo Yuri Gagarin, ídolo de Pontes.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página