Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2006 - 23h34

Presidente da AEB se diz aliviado com retorno de Marcos Pontes

Publicidade

da Folha Online

O presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), Sergio Gaudenzi, se disse aliviado com a volta dos astronauta Marcos Pontes à Terra. "Foi um alívio ver que o Marcos está bem. O sorriso dele é o de um vitorioso, e sua missão foi coroada com êxito", afirmou.

AP Photo
Pontes carregou a bandeira brasileira na chegada à Terra
Pontes carregou a bandeira brasileira na chegada à Terra
A nave Soyuz TMA-7, que trouxe o primeiro astronauta brasileiro e seus dois colegas de volta à Terra, fez um pouso bem-sucedido às 20h48 deste sábado (horário de Brasília) nas imediações da cidade de Arkalyk (Cazaquistão). A viagem de retorno teve início às 17h30, quando a Soyuz desacoplou da ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional).

Em entrevista à "GloboNews", Gaudenzi disse que uma das principais conquistas da Missão Centenário foi a divulgação do programa espacial brasileiro. "O programa ganhou muita visibilidade, e temos de continuar fazendo esta divulgação."

O presidente da AEB disse ainda não saber qual será o futuro de Pontes. "Quando ele vier ao Brasil, vai nos dizer o que pretende fazer. Agora, seu único compromisso é divulgar o programa e sei que ele fará isso com muito entusiasmo", afirmou.

Segundo reportagem da BBC, o astronauta brasileiro não tem um lugar garantido no Centro Espacial Johnson, da Nasa. Por não cumprir um acordo firmado em 1997, que previa a entrega de seis equipamentos para a Estação Espacial Internacional, o Brasil perdeu o direito de enviar um astronauta para o espaço no convênio com a agência espacial dos EUA.

Leia mais
  • Após dez dias no espaço, astronauta brasileiro volta à Terra
  • Estado de saúde de astronautas é "muito bom", diz Nasa
  • Sorridente, Marcos Pontes deixa a nave espacial Soyuz
  • Nasa pode dispensar brasileiro após missão espacial

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a ida do brasileiro ao espaço
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página