Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2006 - 18h10

Astronauta brasileiro enfrenta período de readaptação em Moscou

Publicidade

da Folha Online

O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, 43, passará por um período de readaptação no Centro Yuri Gagarin de Treinamento de Cosmonautas (Moscou). O tenente-coronel da Força Aérea Brasileira chegou hoje ao local e deve permanecer lá até o próximo dia 19.

AP Photo
Pontes carregou a bandeira brasileira na chegada à Terra
Pontes carregou a bandeira brasileira na chegada à Terra
Depois de ficar dez dias no espaço, Pontes voltou à terra no sábado. A nave Soyuz TMA-7 fez um pouso bem-sucedido às 20h48 (horário de Brasília) nas imediações da cidade de Arkalyk (Cazaquistão). Segundo a Nasa TV, os primeiros exames médicos feitos ontem na tripulação indicaram que o estado de saúde dos três astronautas é "muito bom".

Até o dia 19, a recuperação do brasileiro consiste na readaptação dos sistemas do corpo à condição de gravidade normal. O processo envolve a redistribuição de líquidos no organismo e o restabelecimento do senso de equilíbrio baseado nos vestíbulos (interior dos ouvidos), que não servem para muita coisa no espaço --dependem da gravidade para funcionar.

Segundo especialistas, Pontes deve ter menos problemas que seus colegas, o russo Valeri Tokariov e o norte-americano William McArthur. Os astronautas que acompanharam o brasileiro na viagem de retorno passaram cerca de seis meses na ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional), em um ambiente de microgravidade.

Ao descerem do avião que os levou até o Centro de Treinamento, os três astronautas foram amparados por seus respectivos médicos. Segundo a agência Brasil, o norte-americano e o russo desceram do avião aparentando mais dificuldades do que Pontes.

Viver longos períodos com a sensação de ausência de peso, como aconteceu com os astronautas estrangeiros, acarreta uma série de problemas de saúde para um ser humano --os músculos se enfraquecem, e os ossos perdem calcificação, numa condição semelhante à da osteoporose, doença óssea que acomete pessoas idosas.

Com Folha de S.Paulo e agência Brasil

Leia mais
  • Após dez dias no espaço, astronauta brasileiro volta à Terra
  • Estado de saúde de astronautas é "muito bom", diz Nasa
  • Sorridente, Marcos Pontes deixa a nave espacial Soyuz

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a ida do brasileiro ao espaço
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página