Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2006 - 12h43

Saúde de astronauta brasileiro surpreende médicos russos

Publicidade

da Folha Online

O bom estado de saúde do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, 43, surpreendeu um grupo de médicos do Centro Yuri Gagarin de Treinamento de Cosmonautas (Moscou). Os profissionais russos chegaram a brincar, questionando se o tenente-coronel da FAB (Força Aérea Brasileira) havia realmente feito uma viagem espacial.

"Seu estado físico e psicológico é excelente. Ele não teve necessidade de utilizar qualquer tipo de medicamento, nem durante nem após o vôo", afirmou Luiz Cláudio Luttis, médico particular do astronauta.

Desde que chegou à Terra, no último sábado, Pontes realizou dois exames médicos. Segundo a AEB (Agência Espacial Brasileira), esta bateria é parecida com aquela dos pilotos da Força Aérea.

Durante o período em que estiver em Moscou --até o próximo dia 19--, o brasileiro deve passar por outros testes como verificação de peso, pressão arterial, freqüência cardíaca e análise de sangue. Depois da "quarentena", o tenente-coronel deve vir para o Brasil.

No Centro Yuri Gagarin de Treinamento de Cosmonautas, o brasileiro passa por um período de readaptação. O processo envolve a redistribuição de líquidos no organismo e o restabelecimento do senso de equilíbrio baseado nos vestíbulos (interior dos ouvidos), que não servem para muita coisa no espaço --dependem da gravidade para funcionar.

Com Folha de S.Paulo e agência Brasil

Leia mais
  • Astronauta brasileiro enfrenta período de readaptação em Moscou
  • Após dez dias no espaço, astronauta brasileiro volta à Terra
  • Estado de saúde de astronautas é "muito bom", diz Nasa
  • Sorridente, Marcos Pontes deixa a nave espacial Soyuz

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a ida do brasileiro ao espaço
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página