Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2006 - 11h07

Dormir pouco causa aumento de peso entre mulheres, diz estudo

Publicidade

da France Presse, em Washington

Dormir pouco à noite pode levar a mulheres com idade entre 40 a 65 anos a engordar, segundo o estudo mais completo realizado até agora sobre a relação entre peso e sono, publicado nesta terça-feira nos Estados Unidos.

As mulheres que dormem em média cinco horas ou menos por noite têm 35% mais riscos de sofrer um aumento significativo de peso --no mínimo 15 quilos--, em relação àquelas que dormem sete horas, diz esta pesquisa apresentada no congresso anual da American Thoracic Society, em San Diego, Califórnia.

O estudo indica, também, que o grupo de mulheres que dormiam cinco horas ou menos por noite apresentou 15% mais risco, ou ainda mais, de se tornarem obesas, em comparação com as que dormiam sete horas.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram 68.183 mulheres, com idade entre 40 a 65 anos, participantes de um estudo nacional sobre a saúde das enfermeiras, realizado durante 16 anos.

As participantes foram consultadas sobre seus hábitos de sono no começo do estudo, em 1986, e a cada dois anos deviam informar aos pesquisadores sobre seu peso.

Em média, as mulheres que dormiam cinco horas por noite ou menos pesavam 2,5 quilos a mais que no início do estudo, em comparação com as que dormiam sete horas e aumentaram 0,7 quilo ou um pouco mais durante os dez primeiros anos.

"Este aumento de peso parece modesto, mas trata-se apenas de uma média, já que algumas mulheres ganharam muitos quilos", afirmou Sanjay Patel, professor de Medicina da Universidade Case Western Reserve, em Cleveland, que coordenou este estudo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre insônia
  • Leia o que já foi publicado sobre obesidade
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página