Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2006 - 11h14

Pentágono classifica homossexualidade como "doença mental"

Publicidade

da France Presse, em Washington

Um documento do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, descoberto por pesquisadores da Universidade da Califórnia, identifica a homossexualidade como uma "doença mental". Legisladores pediram que o Pentágono altere esta classificação.

A diretriz 1332.38 sobre avaliação de incapacidade física inclui a homossexualidade em uma lista de "problemas mentais" juntamente como o retardamento e problemas de personalidade.

O documento, de novembro de 1996, foi certificado como "atual" em 2003, segundo o Centro para o Estudo das Minorias Sexuais da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara.

"É decepcionante que certas instruções do Departamento de Defesa incluam a homossexualidade como uma 'doença mental' mais de 30 anos depois de a comunidade de saúde mental ter reconhecido que tal classificação era um erro", disse nesta terça-feira Marty Meehan, representante de Massachusetts.

"Não há base científica para tal classificação, o que me leva a crer em que ela é motivada por algo mais sinistro", acrescentou.

Meehan, juntamente com oito outros membros do Congresso, enviou uma carta ao Secretário de Defesa, Donald Rumsfeld. No texto, ele expressa a esperança de que qualquer linguagem inadvertidamente antiquada possa ser atualizada para que as regulamentações militares sejam consistentes na corporação.

Além disso, ressalta a importância de manter a posição da Associação Americana de Psiquiatria de que "a homossexualidade em si não implica em julgamento, estabilidade, confiabilidade ou capacidades gerais sociais e vocacionais".

O tenente-coronel Jeremy Martin, porta-voz do Pentágono, disse à France Presse que o documento está "atualmente em revisão".

Leia mais
  • Fé em Deus está nos genes, diz cientista americano
  • Suor masculino atrai homossexuais e mulheres, diz estudo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre homossexualidade
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página