Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2006 - 20h56

Astronautas inspecionam Discovery e transferem módulo de carga

Publicidade

da Efe, em Washington

Os tripulantes do ônibus espacial Discovery inspecionam a nave hoje mais uma vez, que os trará à Terra na segunda-feira, para determinar se tem danos causados pelo impacto de minúsculas rochas espaciais.

No 11º dia de sua viagem de 14 dias, os astronautas também desacoplam o módulo de carga "Leonardo" da Estação Espacial Internacional (ISS), e o introduzem no depósito da nave espacial.

"Qualquer nave espacial em órbita corre o risco de ser atingida por alguma coisa", disse o astronauta Mark Kelly durante uma série de entrevistas divulgadas hoje pela televisão americana.

"Com uma inspeção adicional quase no final da missão, reduz-se o risco de que haja danos em nosso sistema de proteção térmica ou, pelo menos, se houver dano, saberemos", acrescentou.

As especialistas da missão Lisa Nowak e Stephanie Wilson inspecionarão a asa esquerda da Discovery com o braço robótico que possui sensores e câmeras para determinar se meteoritos ou outros objetos espaciais atingiram a nave.

Nowak e Wilson se revezaram na operação do braço robótico da ISS durante as três caminhadas espaciais feitas esta semana pelos astronautas Michael Fossum e Piers Sellers.

Quando a Discovery e seus seis astronautas se desacoplarem da ISS no sábado, Nowak e Wilson farão outra inspeção com o braço robótico, desta vez na asa direita e na frente.

A condição do revestimento térmico da nave é uma das principais preocupações dos astronautas e da Nasa.

Em 1º de fevereiro de 2003, a nave Columbia com seus sete astronautas a bordo se desintegrou quando voltava à Terra. A investigação determinou que, durante o lançamento, houve o desprendimento de pedaços da espuma isolante do tanque da nave, e que esses materiais danificaram os painéis térmicos da Columbia.

O módulo "Leonardo" chegou à ISS com 2,7 toneladas de alimentos, água, remédios, ar, equipamentos, instrumentos e experimentos científicos para os três astronautas que ficarão na ISS durante meses. Em contrapartida, volta à Terra com quase 2 toneladas de lixo, equipamentos, ferramentas e experimentos científico já terminados.

Leia mais
  • Astronautas do Discovery voltam de terceira saída ao espaço
  • Após quase 7 horas, astronautas do Discovery retornam à ISS
  • No futuro, naves espaciais poderão ser reparadas em vôo
  • Escudo térmico do Discovery está intacto para retorno à Terra, diz Nasa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página