Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2006 - 03h14

Estresse crônico pode acelerar câncer de ovário, diz estudo

da Efe, em Washington

Um grupo de cientistas americanos descobriu que o estresse crônico acelera o câncer de ovário --esse efeito, porém, pode ser neutralizado com um remédio contra doenças cardíacas.

Em um relatório publicado no domingo pela revista "Nature Medicine", os cientistas do Centro Oncológico Andersen, da Universidade do Texas, afirmam que existe uma relação mensurável entre o estresse e os processos biológicos que aumentam o crescimento e a propagação tumoral.

Em testes realizados em ratos, os pesquisadores afirmam que os hormônios do estresse se aderem aos receptores das células tumorais e estimulam fatores que fazem o câncer ser mais agressivo. "Esse estudo proporciona novos conhecimentos sobre como o estresse crônico e os fatores desse estresse promovem o crescimento dos tumores", disse Anil Sood, professor de oncologia ginecológica.

Na pesquisa, os cientistas bloquearam os receptores do hormônio do estresse com o "bloqueador beta" conhecido como propranol, com o qual neutralizaram os efeitos do estresse sobre o crescimento tumoral.

"O conceito dos receptores hormonais do estresse e sua influência sobre o crescimento do câncer é muito novo", disse Sood, responsável pelo estudo. "Até agora, não se sabia muito sobre a influência desses receptores no câncer e, o que é mais importante, se tinham alguma importância funcional. Nossas conclusões abriram um novo campo na pesquisa", acrescentou.

• Leia o que já foi publicado sobre câncer