Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2006 - 19h01

Fitas da chegada do homem à Lua estão perdidas, dizem veteranos

Publicidade

da Efe, em Washington

Um grupo de veteranos afirma que não sabe o paradeiro das fitas originais de alta qualidade da Nasa com o registro da chegada do homem à Lua.

O grupo de veteranos das três estações --uma na Califórnia e dois na Austrália-- nas quais foram gravadas as imagens originais da chegada do homem à Lua agora tenta encontrar as fitas originais, segundo informa o site "space.com".

O site, especializado em temas espaciais, afirma que se recuperadas e convertidas para formato digital, as fitas poderiam oferecer imagens muito mais nítidas do momento histórico.

"As fitas foram arquivadas em meados da década de 70", afirmou John Sarkissian, da Agência Nacional Científica da Austrália, uma das encarregadas de receber e gravar as imagens da aterrissagem da nave Apollo 11.

Sarkissian disse estar convencido de que as fitas estão no Centro Goddard de Vôos Espaciais da Nasa, no estado de Maryland (EUA).

O cientista australiano, junto com os outros veteranos, entrou em contato com os responsáveis pelo arquivamento das fitas para tentar averiguar seu paradeiro. Bill Woods, o porta-voz do grupo, afirmou que "as fitas não estão perdidas".

Leia mais
  • Rússia busca voluntários para simular expedição a Marte
  • Sucesso do Discovery deve regularizar missões espaciais da Nasa
  • Corretores britânicos vendem terrenos na Lua, Marte e Vênus

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Marte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página