Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2006 - 10h43

Esperma congelado pode ajudar a reviver mamutes

da Folha de S.Paulo

O velho sonho de trazer os mamutes da Era do Gelo de volta à vida acaba de ficar um pouco menos distante da realidade, de acordo com pesquisadores japoneses. Eles conseguiram usar espermatozóides de camundongos congelados há 15 anos --e que, na prática, estavam mortos-- para produzir filhotes, sugerindo que o mesmo poderia ser tentado para mamutes e outros mamíferos extintos e preservados no gelo.

"Nesse estudo, as taxas de sucesso com espermatozóides de corpos congelados há 15 anos foram muito maiores do que esperávamos. Assim, a probabilidade de reviver os mamutes também é maior do que esperávamos antes", disse Atsuo Ogura, do Centro de Biorecursos Riken, que coordenou a pesquisa. O estudo será publicado na revista científica americana "PNAS".

Embora espermatozóides congelados sejam usados rotineiramente por bancos de esperma e clínicas de fertilização in vitro, a equipe de Ogura trabalhou com células retiradas de camundongos inteiros congelados, ou de testículos e epidídimos (canais que ajudam a conduzir o esperma) congelados. O mais impressionante é que os espermatozóides estavam "mortos": sua membrana celular estava seriamente danificada, e eles não conseguiram fertilizar naturalmente os óvulos.

Os danos foram resultado do tipo de congelamento pelo qual eles passaram, sem preparação prévia e em freezers convencionais. "Apesar disso, algumas dessas células, se não todas, estavam "genomicamente intactas" [ou seja, com seu DNA preservado], porque foram capazes de produzir prole aparentemente normal", escrevem Ogura e seus colegas.

Para usar esses espermatozóides, eles só tiveram de injetá-los microcirurgicamente no interior dos óvulos --um procedimento já dominado por milhares de clínicas de fertilidade mundo afora.

Para Robert McGaughey, diretor do Instituto de Estudos Reprodutivos dos EUA, o estudo mostra que "é claramente possível que algum dia possamos obter filhotes de animais congelados a temperaturas razoáveis por longos períodos de tempo". No caso dos mamutes, há pelo menos a possibilidade teórica de que os espermatozóides sejam obtidos, uma vez que carcaças quase inteiras dos bichos costumam ser encontradas no solo permanentemente congelado ("permafrost") da Sibéria.

Contudo, outros pesquisadores lançaram dúvidas sobre a temperatura de congelamento dos bichos, que não seria suficiente para preservar seu DNA. Mesmo que isso ocorresse, porém, obter óvulos de mamute seria bem mais difícil. A idéia seria fertilizar óvulos de elefantes modernos, parentes próximos dos animais, o que geraria um híbrido.

• Erramos: Esperma congelado pode ajudar a reviver mamutes