Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2006 - 15h04

Reino Unido terá clima de deserto até o final do século

Publicidade

da Ansa, em Londres

O Reino Unido sofrerá com um clima similar ao do deserto do Saara até o final do século, com temperaturas que poderiam atingir 48ºC no verão.

De acordo com o cientista que aconselha o governo em temas de ambiente, o doutor Geoff Jenkins, o país corre o risco de transformar-se em um deserto em 2100, com temperaturas que irão variar entre 46ºC e 48ºC durante o verão.

O especialista crê que, como conseqüência dessas mudanças climáticas, os níveis de chuva serão reduzidos em um quinto e o Reino Unido sofrerá com secas de proporções "bíblicas".

Jenkins, que justificou suas previsões com informação do Serviço Meteorológico britânico (Met Office), que incorpora dados de mais de 300 anos, declarou que nem o governo nem a população "podem fazer nada" para reverter esse quadro, já que há dióxido de carbono em excesso atualmente na atmosfera.

Além disso, advertiu que a situação poderia ser inclusive mais sombria: "Estamos na metade do caminho. Mesmo se todos os britânicos deixarem de dirigir automóveis e decidissem não viajar mais em aviões, estaríamos falando de temperaturas máximas para meados deste século que superariam os 42ºC no verão", concluiu.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o aquecimento global
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página