06/10/2006
-
11h07
Uma equipe de cientistas da Inglaterra assegura que tomar uma xícara de chá de forma regular, uma tradição tipicamente britânica, ajuda a combater o estresse diário. Os especialistas da University College London (UCL) descobriram que o chá preto ajuda a reduzir os níveis do hormônio do estresse, cortisol, na circulação sangüínea.
Em seu relatório, os cientistas descobriram que as pessoas que tomam chá regularmente conseguem "se desestressar" mais rápido do que as pessoas que tomam outras bebidas, como café, sucos ou água. A pesquisa foi publicada na revista especializada "Psychopharmacology".
Os especialistas trabalharam com 75 voluntários que tomaram chá de forma regular e que foram examinados durante seis semanas. Na pesquisa, os participantes tiveram de deixar de tomar outros tipos de chá, café e outras bebidas com cafeína, e foram divididos em dois grupos.
O primeiro grupo teve de tomar um chá com cafeína e sabores de frutas, misturado com os elementos de uma xícara de chá preto normal. O segundo teve de ingerir um placebo cafeinado idêntico em sabor, mas sem os ingredientes ativos do chá.
Ambos os grupos foram submetidos a atividades estressantes, enquanto eram medidos os níveis de cortisol, de pressão sangüínea, e de estresse. No primeiro grupo, os níveis de cortisol caíram em 47%, enquanto para aqueles que não tomaram o chá verdadeiro a taxa foi de apenas 27%, além de registrar índices mais altos de atividades sangüíneas associadas aos problemas do coração.
Nesse sentido, o professor Andrew Steptoe, que dirigiu os experimentos, declarou que tomar chá "está tradicionalmente associado com o ato de se desestressar e muitos acreditam que esta bebida ajuda a relaxar". "Comprovamos que os componentes do chá como as catequinas, polifenóis, flavonóides e aminoácidos ajudam a desestressar a pessoa e enviam sinais ao cérebro", acrescentou.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre chá
Estudo britânico afirma que chá ajuda a reduzir estresse
Publicidade
da Ansa, em LondresUma equipe de cientistas da Inglaterra assegura que tomar uma xícara de chá de forma regular, uma tradição tipicamente britânica, ajuda a combater o estresse diário. Os especialistas da University College London (UCL) descobriram que o chá preto ajuda a reduzir os níveis do hormônio do estresse, cortisol, na circulação sangüínea.
Em seu relatório, os cientistas descobriram que as pessoas que tomam chá regularmente conseguem "se desestressar" mais rápido do que as pessoas que tomam outras bebidas, como café, sucos ou água. A pesquisa foi publicada na revista especializada "Psychopharmacology".
Os especialistas trabalharam com 75 voluntários que tomaram chá de forma regular e que foram examinados durante seis semanas. Na pesquisa, os participantes tiveram de deixar de tomar outros tipos de chá, café e outras bebidas com cafeína, e foram divididos em dois grupos.
O primeiro grupo teve de tomar um chá com cafeína e sabores de frutas, misturado com os elementos de uma xícara de chá preto normal. O segundo teve de ingerir um placebo cafeinado idêntico em sabor, mas sem os ingredientes ativos do chá.
Ambos os grupos foram submetidos a atividades estressantes, enquanto eram medidos os níveis de cortisol, de pressão sangüínea, e de estresse. No primeiro grupo, os níveis de cortisol caíram em 47%, enquanto para aqueles que não tomaram o chá verdadeiro a taxa foi de apenas 27%, além de registrar índices mais altos de atividades sangüíneas associadas aos problemas do coração.
Nesse sentido, o professor Andrew Steptoe, que dirigiu os experimentos, declarou que tomar chá "está tradicionalmente associado com o ato de se desestressar e muitos acreditam que esta bebida ajuda a relaxar". "Comprovamos que os componentes do chá como as catequinas, polifenóis, flavonóides e aminoácidos ajudam a desestressar a pessoa e enviam sinais ao cérebro", acrescentou.
Especial

