Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2006 - 17h28

Gatos "hipoalergênicos" estarão disponíveis em 2007 nos EUA

da Efe, em San Francisco

Os primeiros gatos que não fazem espirrar nem provocam coceira nos olhos começarão a ser comercializados no começo do próximo ano nos Estados Unidos. Estes "felinos hipoalergênicos" nasceram há dois anos nas mãos da Allerca, uma companhia de San Diego, e desde então desfrutam de um êxito insólito.

EFE/ Allerca/Handout
Gatos "hipoalergênicos" estarão disponíveis para venda em 2007, nos EUA , por US$ 4 mil
O preço dos animais é exagerado --US$ 4 mil--, mas, aparentemente, uma legião de alérgicos querem ter um animal de estimação a qualquer custo. Trata-se de um mercado gigantesco, já que o gato é o animal de estimação preferido nos Estados Unidos.

Por outro lado, as alergias causadas por estes animais são as mais recorrentes entre humanos. Calcula-se que 10% da população americana tenha sintomas de alergia, que podem afetar os olhos, o nariz ou a pele, desembocando, sobretudo no caso de crianças, em asma ou em outras doenças respiratórias.

O projeto

Estas alergias são originadas de uma proteína (conhecida por alérgeno) que os animais secretam através da pele e das glândulas salivares. A substância é tão pequena que se mantém no ar durante meses.

Os cientistas da empresa inicialmente buscaram um método para "desativar" o gene que causa a alergia, mas, neste processo, descobriram que os gatos que naturalmente não provocavam alergias tinham como característica comum um gene mutante, que produzia uma determinada proteína modificada.

Desta maneira, a Allerca estudou milhares destes animais para identificar aqueles com o gene modificado e cruzá-los, produzindo, assim, "gatos hipoalergênicos".

O projeto nasceu de uma idéia do fundador da empresa, Simon Brody. Brody percebeu a quantidade de amigos e de parentes que tinham problemas respiratórios ao ter contato com o animal.

• Leia o que já foi publicado sobre alérgeno