Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2006 - 22h34

Gata pode ter dado à luz filhotes com características de cachorro

Publicidade

da Agência Folha

Moradores da periferia de Passo Fundo (315 km de Porto Alegre) acreditam que uma gata do local deu à luz filhotes de cachorro, que ela está amamentando.

O diretor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo, Adil Pacheco, pretende coletar nesta semana amostras de sangue dos animais para confirmar que eles não têm nenhum tipo de parentesco.

Segundo o professor, que visitou o local no último sábado, a gata pariu em um campo aberto e o mais provável é que ela tenha "herdado" os filhotes de alguma fêmea canina que também tenha dado à luz por perto.

Pacheco congelou para análise um dos filhotes da gata que nasceram mortos, estes, sim, legítimos felinos. A diferença de tamanho entre os mortos e os cãezinhos ajuda a descartar a possibilidade de que possam ter a mesma origem materna.

De acordo com o professor, é muito raro que animais de espécies tão diferentes se cruzem. Um gato tem 38 cromossomos; um cão, 78.

Uma análise relativamente simples no laboratório deve indicar que a gata não passa de "ama de leite" dos cachorros. Para Pacheco, casos de amamentação por mamíferos de outra espécie são relativamente comuns.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre cruzamento de animais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página