Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2006 - 08h42

Chirac relança idéia de criar Organização Mundial do Ambiente

Publicidade

da Efe, em Paris

O presidente francês, Jacques Chirac, relançou ontem a idéia de criar uma Organização Mundial do Ambiente que tenha "meios materiais para atuar e fazer respeitar regras essenciais para o futuro da biosfera".

Durante a apresentação do comitê que vai preparar a Conferência Internacional sobre Ambiente (que se reunirá em Paris, em fevereiro), o presidente francês reiterou seu desejo de que a criação de uma "ONU da ecologia" tenha um respaldo no mundo todo.

Chirac afirmou que a Conferência de Paris reunirá cientistas, responsáveis políticos, ONGs, representantes da imprensa e de organismos internacionais procedentes de 60 países, entre os dias 2 e 3 de fevereiro de 2007.

Chirac também convidou expressamente o Brasil, a China, a Índia, a Rússia e a África do Sul, "que expressaram reservas" sobre uma organização mundial para o ambiente. Chirac espera convencer estes países a "participarem deste esforço internacional em favor do respeito ao ambiente e à biosfera".

Segundo o presidente francês, a organização internacional deveria contar com meios similares aos da ONU para a luta pelos direitos humanos.

Para preparar a Conferência de Paris, Chirac criou um comitê, presidido pelo ex-primeiro-ministro Alain Juppé. Fazem parte do grupo, entre outros, o ex-ministro de Exteriores Hubert Védrine, o ecologista Nicolas Hulot e o presidente do grupo de materiais de construção Lafarge, Bertrand Collomb.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ecologia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página