Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2006 - 11h24

Esqueletos humanos encontrados no México têm mais de 10 mil anos

Publicidade

da France Presse, em Cancún

Quatro esqueletos humanos localizados em setembro passado em rios subterrâneos de Tulum, leste do México, datam de mais de 10 mil anos atrás, informou o Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah).

Os restos "se tornam os mais antigos encontrados em praticamente toda a América", disse Adriana Velásquez, diretora do Inah, no Estado de Quintana Roo, onde se encontra a zona arqueológica de Tulum.

"As amostras [dos esqueletos] estão na Inglaterra e nos Estados Unidos, onde os testes realizados lançam datas muito antigas, de entre 10 mil e 12 mil anos, o que nos remete à Era do Gelo e aos mamutes --ou seja, à época plistocena", explicou a diretora.

Os esqueletos "não se encontram em muito boas condições, pois são muito antigos e ficaram muito tempo debaixo d'água. Sabe-se que, naquela época, o nível do mar era muito mais baixo e essas cavernas estavam na superfície, motivo pelo qual serviam como lugar de abrigo ou sepultamento", completou.

Os restos sugerem que já existiam ritos de sepultamento, dão pistas de um ritual e uma missão religiosa em uma época em que os humanos eram nômades e habitavam as cavernas, sem se estabelecerem em um local fixo.

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre antropologia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página