Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2007 - 10h23

Poeira da lua de Encélado preenche anel de Saturno

da Folha de S.Paulo

A atividade de vulcões na lua saturnina de Encélado é responsável por lançar ao espaço partículas que compõem o anel E de Saturno e se depositam na superfície de outros satélites do planeta. Em estudo publicado na edição de hoje da revista "Science", astrônomos descrevem como o material ejetado dá brilho fora do comum às luas que orbitam aquela região.

Apesar de ter apenas 500 km de diâmetro, Encélado é um dos satélites planetários que mais têm atraído a atenção de astrônomos, por causa da poeira que ele ejeta por atividade vulcânica.

O nome Encélado vem da mitologia antiga. Assim se chamava o gigante que habitava o interior do monte Etna, na Sicília, e produzia o fogo expelido pelo vulcão.

Para mostrar que é a poeira de Encélado que dá brilho a outras luas saturninas, os cientistas usaram imagens desses satélites registradas pelo telescópio Hubble em 2005, quando eles se encontravam em posição favorável.

Fotos da sonda Cassini do ano passado indicam que a pequena lua pode ter lagos de água líquida e talvez até oceanos subterrâneos.

• Rio vai sediar próxima Assembléia da União Astronômica