Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2007 - 02h32

Lei britânica prevê redução de dióxido de carbono em 60% até 2050

Publicidade

da Ansa, em Londres

O governo do Reino Unido publicou na terça-feira uma nova lei para o ambiente, que prevê a redução de 60% nas emissões de dióxido de carbono (CO2) no país até 2050.

Os ministros do país indicam que a nova lei dá ao país o primeiro marco legal que permitirá a transição para uma economia que não dependa de altas emissões do dióxido de carbono. Apesar disso, o ministro do Meio Ambiente, David Miliband, descartou o pedido da oposição conservadora para impor cotas anuais de redução da poluição.

"Mudar políticas levando em conta a base climática anual não é uma forma inteligente de fazer as coisas", declarou o trabalhista Milliband para a BBC. "Cremos que o correto é modificar a lei do ambiente a cada cinco anos, olhando para os próximos 15 anos e dando aos empresários a confiança de que precisam para seguir investindo no futuro".

O ministro da Economia, Gordon Brown, afirmou que a nova lei implicará que os novos diretores do Tesouro britânico 'manejem a previsão de emissões de CO2 com a mesma prudência e disciplina' com que trabalham a economia.

Os limites para emissão de dióxido de carbono serão estabelecidos a cada cinco anos, a partir da decisão de um comitê independente sobre câmbio climático. O governo deverá, ainda, informar anualmente o Parlamento sobre o progresso no controle das emissões.

Leia mais
  • Pressão no relatório sobre mudança climática foi "zero", diz sua líder
  • "O Atlas da Água" mapeia recurso mais precioso do planeta
  • Entenda a importância e as conseqüências do mau uso da água
  • Temperatura do planeta aumentará até 4ºC até 2100, diz ONU

    Especial
  • Confira mais no livro "O Aquecimento Global"
  • Leia o que já foi publicado sobre mudanças climáticas
  • Leia o que já foi publicado sobre a emissão de gases
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página