Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2007 - 10h54

Cúpula sobre clima em 2009 busca novo acordo após Kyoto

Publicidade

da Efe, em Copenhague

Copenhague será a sede da cúpula mundial sobre o clima em dezembro de 2009, quando deverá ser definido um acordo para substituir o Protocolo de Kyoto, em vigor até 2012, anunciaram nesta quarta-feira o primeiro-ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, e a ministra do Meio Ambiente dinamarquesa, Connie Hedegaard.

Em entrevista coletiva, Rasmussen disse que o objetivo do governo dinamarquês é aproveitar suas "boas relações" com os Estados Unidos para conseguir que o país, assim como a Índia e a China, que já assinaram o protocolo, façam parte do novo tratado.

"Buscamos um amplo e ambicioso acordo climático e isso vai exigir a colaboração de muitos países. No entanto, colocaremos todo nosso empenho nisso, tanto político como organizativo", disse Rasmussen.

O primeiro-ministro dinamarquês destacou o papel "fundamental" que seu país pode ter nas negociações, devido a sua condição de anfitrião, país-membro da UE (União Européia) e aos "fantásticos resultados no campo da energia e do clima" alcançados pela Dinamarca.

Os países industrializados --com ausências de peso, como os Estados Unidos-- comprometeram-se em 1997, na cidade japonesa de Kyoto, a executar um conjunto de medidas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

O Protocolo de Kyoto, que entrou em vigor em 2005, prevê que estes países reduzam em 5,2% suas emissões de gases de efeito estufa entre 2008 e 2012, em relação aos níveis de 1990.

Leia mais
  • Lei britânica prevê redução de dióxido de carbono em 60% até 2050

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Protocolo de Kyoto
  • Leia o que já foi publicado sobre a emissão de gases
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página