Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2007 - 08h31

Estação espacial desengata nave russa carregada de lixo

Publicidade

da Efe, em Moscou

A nave de carga russa Progress M-58, com quase uma tonelada de resíduos, será desengatada nesta terça-feira da Estação Espacial Internacional (ISS) para ser afundada no Oceano Pacífico, informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.

Segundo o CCVE, o local desocupado pela Progress M-58 na ISS será usado por outro cargueiro, que chegará em maio com 2,5 toneladas de carga vital para a estação orbital e seus tripulantes.

A Progress M-58 se soltará da ISS às 15h11 (de Brasília) e aproximadamente às 20h31 de quarta-feira seus fragmentos carbonizados cairão no Pacífico, 3.000 km a leste da Nova Zelândia, informou um porta-voz do CCVE à agência de notícias russa Interfax.

Em 40 anos, a Rússia afundou na mesma região mais de 100 equipamentos espaciais, entre eles a emblemática estação espacial soviética Mir.

O lixo e os restos carbonizados da Progress não representam perigo ecológico. A maioria se desintegra nas camadas superiores da atmosfera.

Acoplados à ISS, os cargueiros Progress cumprem funções de armazém e depósito de lixo, como solução para a falta de espaço, um dos maiores inconvenientes da estação.

Leia mais
  • Turista espacial e cosmonautas comerão pratos de luxo na ISS
  • Cosmonautas novatos irão ao espaço junto com turista milionário
  • Adiamento da missão da Atlantis altera trabalho na ISS

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Estação Espacial Internacional
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página