Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2007 - 12h24

Cientistas encontram esqueleto de baleia de 4 milhões de anos na Itália

da Ansa

O esqueleto de uma baleia de 4 milhões de anos foi encontrado na região da Toscana, onde um grupo de paleontólogos do Museu de História Natural da Universidade de Florença está trabalhando.

O esqueleto do cetáceo data do Plioceno e possui a mesma ligação anatômica que o de uma baleia atual. Com pouco menos de dez metros, o esqueleto estava cercado por fósseis de peixes e invertebrados.

Pela primeira vez na Itália, será possível documentar o que aconteceu no ecossistema marinho em remotas eras arqueológicas, a partir do depósito dos restos do grande mamífero, localizado a centenas de metros de profundidade de onde ficava o antigo mar pliocênico que ocupava boa parte da atual Toscana.

A descoberta de alguns dentes de tubarão leva a crer que a baleia foi atacada pelo predador. Vários peixes, invertebrados e organismos marinhos foram encontrados ao longo da escavação.

"O esqueleto está completo e a variedade dos organismos encontrados ao seu redor permite fazer uma análise aprofundada sobre esse ambiente", afirmou Elizabetta Cioppi, responsável pela seção de Geologia e Paleontologia do museu.

"Estamos fazendo um levantamento de dados da macrofauna dos invertebrados, que só pode ser realizado durante as escavações, anotando a posição e a densidade dos restos; outros levantamentos estão sendo feitos pela análise dos microfósseis que faremos no laboratório", explicou Cioppi.

As colinas que cercam a cidade de Orciano Pisano são conhecidas pelo rico material fóssil encontrado em rochas argilosas azuis e acizentadas do Plioceno, datadas de 4 milhões de anos.

O fóssil da baleia foi encontrado em um campo cultivado há algumas semanas. Nos próximos dias, uma vez concluídas as escavações, o esqueleto será transportado rapidamente para o Museu de História Natural, onde será restaurado e exibido ao público.

• Leia o que já foi publicado sobre baleias