Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2007 - 19h19

Cientistas argentinos criam bezerras que produzirão leite com insulina

Publicidade

da Folha Online

Cientistas argentinos anunciaram nesta terça-feira o nascimento de quatro bezerras clonadas e geneticamente modificadas, capazes de produzir leite com insulina humana --o que poderia reduzir o custo do tratamento de diabetes, segundo eles.

As bezerras da raça Jersey --batizadas de Patagônia 1, 2, 3 e 4-- começarão a produzir o hormônio humano quando chegarem à idade adulta, afirmou a Bio Sidus, companhia de biotecnologia por trás do projeto.

"A vaca geneticamente modificada nos permitirá produzir grandes quantidades de produtos a um custo baixo", disse o diretor Marcelo Criscuolo, acrescentando que a insulina produzida pelas vacas poderia custar 30% menos.

Gene

Para obter produtos farmacêuticos a partir do leite da vaca, cientistas inserem um gene de interesse em um embrião antes de implantá-lo em um animal adulto. Neste caso, eles usaram gene da insulina.

O leite obtido das vacas será purificado e refinado para extrair o hormônio. Técnicas similares já foram usadas para produzir proteínas humanas em cabras e vacas.

A Bio Sidus começou com um feto de vaca retirado de um abatedouro, removendo células selecionadas, às quais foi acrescentado o gene da insulina humana. Depois os cientistas usaram técnicas de clonagem para retirar os núcleos geneticamente modificados dessas células e fundi-los com óvulos.

O processo de clonagem começa com a divisão do óvulo, como se ele tivesse sido fecundado. Os cientistas implantaram quatro embriões em quatro vacas adultas. As bezerras nasceram em fevereiro e março.

Os cientistas esperam que a insulina produzida no leite possa estar no mercado nos próximos anos.

Tratamento

A insulina é usada para tratar do diabetes tipo 1 e dos casos mais graves do diabetes tipo 2. Pacientes com diabetes tipo 1 normalmente injetam o hormônio para controlar o nível de açúcar no sangue.

Há cerca de 200 milhões de diabéticos no mundo. A fonte inicial de insulina na medicina era o pâncreas de vacas, cavalos, porcos ou peixes, porque é quase igual ao hormônio humano. Atualmente, boa parte do hormônio é produzida por bactérias geneticamente modificadas.

Com Reuters

Leia mais
  • Casos de diabetes em crianças quintuplicam no Reino Unido
  • OMS subestima epidemia de diabete, diz estudo
  • Insulina aplicada diretamente sobre ferimentos pode ajudar na cicatrização

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre insulina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página