Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2007 - 10h12

Jipe-robô Spirit acha nova evidência de água em Marte

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Naquilo que pode ser considerado a marca de pneu mais reveladora deste Sistema Solar, o jipe-robô Spirit, da Nasa (agência espacial dos EUA), encontrou manchas de areia "branca" no solo de Marte. O achado fornece uma nova evidência de que o hoje desértico planeta vermelho teve muita água em sua superfície no passado.

O Spirit, que está há quase 1.200 dias explorando Marte (e foi projetado originalmente para durar 90), literalmente atropelou a descoberta ao se deslocar pela chamada cratera Gusev.

As marcas dos pneus do jipe revelaram um solo mais claro, contendo 90% de sílica. Esse mineral, que compõe a maior parte da areia na Terra, é conhecido por se formar principalmente em presença de água.

"Você podia ouvir as pessoas arfando de espanto", disse Steve Squyres, da Universidade Cornell (EUA), ao relatar a reação de seus colegas ao anúncio, feito por ele em uma teleconferência.

Há duas explicações para a formação daquela areia em Gusev. Uma é a reação do solo com vapores ácidos produzidos por atividade vulcânica em presença de água. A outra é simplesmente a ação direta de águas termais.

Ironicamente, a descoberta só pôde ser feita graças a um defeito no Spirit. Uma de suas seis rodas não gira mais, revirando o solo por onde quer que o robô passe. As marcas de pneu mais promissoras são estudadas de perto por um analisador químico no braço do robozinho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página