Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2000 - 19h39

Emissão de gases deve ser reduzida em 15% em 2001

da Folha de S.Paulo, em Brasília

O Ministério do Meio Ambiente estabeleceu como meta para 2001 a redução de 15% no uso dos clorofluorcarbonados (CFCs), os principais gases que destroem a camada de ozônio, pelas indústrias brasileiras. Até 2007, de acordo com o cronograma do ministério, nenhuma empresa poderá mais usar os CFCs.

Segundo informações do ministério, o cronograma foi estabelecido a partir de acordo firmado com as empresas que usam os gases, principalmente as que trabalham com produtos de refrigeração, como freezer e geladeira.

Os prazos maiores foram dados para as pequenas e médias indústrias, que terão mais dificuldade para se adaptar.

Até agora, 38 empresas brasileiras tiveram projetos aprovados para mudar o seu processo industrial e eliminar o uso dos gases.

Essas indústrias vão receber, ao todo, US$ 7,4 milhões do Fundo Multilateral para Implementação do Protocolo de Montreal. O documento, assinado em 1987 e modificado em 1990 e em 1992, previa que até 2000 todos os países deveriam ter eliminado o uso de gases que aumentem o buraco na camada de ozônio.

O cronograma ainda não foi cumprido, mas os países desenvolvidos formaram, então, um fundo que destina recursos para financiar as mudanças industriais em países em desenvolvimento.

O Ministério do Meio Ambiente calcula que, com as mudanças feitas em 2000 com os recursos do fundo, o país vai usar 1.300 toneladas a menos de CFC por ano.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página