Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2007 - 12h22

Rússia e Coréia do Sul formalizam acordo de cooperação espacial

Publicidade

da Efe, em Seul

A Coréia do Sul e a Rússia formalizaram o acordo de cooperação aeroespacial que permitirá o lançamento do primeiro foguete sul-coreano ao espaço em 2008.

O acordo, fechado em outubro de 2006 e ratificado pelo Parlamento sul-coreano em dezembro, foi finalmente assinado pelo presidente russo, Vladimir Putin, na semana passada.

O governo sul-coreano espera que o compromisso permita terminar no prazo previsto o Centro Espacial Naro, na península de Goheung (sul da Coréia do Sul). O local será utilizado para lançar o primeiro foguete.

A Coréia do Sul trabalha com a Rússia na construção do veículo espacial KSLV-1. Os cientistas russos cuidam da primeira fase do projeto e os sul-coreanos, da segunda.

A cooperação inclui um pacto de salvaguarda tecnológica, pelo qual a Coréia do Sul espera promover seu programa espacial para colocar em órbita pequenos satélites comerciais e científicos.

As autoridades sul-coreanas esperam ainda que o acordo aumente a transparência sobre seu programa espacial, já que implica a adesão dos dois países ao Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis (MTCR, em inglês). O MTCR tem uma norma rígida que proíbe o uso de tecnologia espacial para fins militares.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página