Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2007 - 22h23

Lançamento de foguete brasileiro é adiado para sexta

Publicidade

da Efe, em Alcântara

A Agência Espacial Brasileira (AEB) decidiu nesta quarta-feira (11) atrasar novamente o lançamento de um foguete que representará a reativação de seu programa espacial, suspenso após o grave acidente que em 2003 causou a morte de 21 técnicos na base de Alcântara.

O lançamento, inicialmente previsto para hoje, já tinha sido atrasado 24 horas por "motivos de segurança". Agora se espera que o lançamento possa ser realizado na sexta-feira (13).

O novo adiamento, segundo membros da Aeronáutica, foi motivado pela chuva que está caindo hoje sobre o Centro de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão (nordeste).

O diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço da AEB, o coronel Olympio Achilles de Faria Mello, disse a jornalistas que estas demoras "são normais em qualquer país".

O foguete, batizado de VSB-30, mede 12 metros, pesa duas toneladas e meia, conta com um pequeno corpo destinado a nove experimentos científicos e dois propulsores, que se desprenderão durante o lançamento e enviarão a cápsula principal a uma altitude de 285 quilômetros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página