Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2007 - 14h28

Agência espacial adia lançamento de foguete brasileiro para segunda

Publicidade

da Folha Online

Devido a fortes ventos, foi adiado novamente o lançamento do foguete brasileiro VSB-30, que deveria acontecer neste sábado, para a próxima segunda-feira (16), informou a Agência Espacial Brasileira (AEB) em nota. O adiamento foi decidido pouco mais de uma hora antes do horário marcado para a operação, no Centro de Lançamento de Alcântara no Maranhão.

Segundo o coordenador geral da Operação Cumã 2, tenente-coronel Fausto Ivan Barbosa, citado na nota da AEB, o sucesso da operação estava ameaçado, já que os ventos podem alterar a rota do foguete.

O lançamento já foi cancelado ao menos quatro vezes desde o início da semana por causa do mau tempo. A operação chegou a ser confirmada hoje por volta das 12h, antes que as condições meteorológicas levassem ao cancelamento.

A AEB afirma que próxima tentativa de lançamento será nesta segunda-feira (16) e a contagem regressiva começará às 5h. O vôo pode acontecer entre as 10h e 14h. "O horário não poderá ser estendido porque o resgate precisa ser feito ainda durante o dia", explicou o coordenador geral da operação na nota.

O vôo tem duração de cerca de 20 minutos e então acontece a operação de resgate.

A Operação Cumã 2 destina-se à realização de experimentos científicos selecionados pelo Programa Microgravidade, da Agência Espacial Brasileira (AEB). Um desses estudos poderá ajudar no tratamento de enxaqueca, epilepsia e amnésia.

Este será o quarto vôo do VSB-30, que já foi lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em 2004, e do Campo de Esrange, na Suécia, em 2005 e 2006.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página