Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2007 - 13h25

Professora opera braço robótico para expansão de ISS

Publicidade

da Folha Online

Barbara Morgan, 55, primeira professora a embarcar em um ônibus espacial desde a tragédia do Challenger, em 1986, está participando ativamente da missão da Nasa na ISS (Estação Espacial Internacional).

Nasa
Professora Barbara Morgan participa da missão do ônibus espacial Endeavour na ISS
Professora Barbara Morgan participa da missão do ônibus espacial Endeavour na ISS

Ela ajudou operar o braço robótico utilizado na expansão da estação. Ela e Tracy Caldwell, especialista de missão, operaram o equipamento a partir do Endeavour, enquanto o piloto Charles Hobaugh e o engenheiro de vôo Clay Anderson controlaram outro dispositivo na ISS. O objetivo é instalar uma nova plataforma de estocagem externa.

Barbara se juntou ao corpo de astronautas da Nasa em 1998 como especialista de missão, depois de dois anos de formação e avaliação.

O objetivo dessa missão, que terá 14 dias de duração, é levar e instalar na ISS uma nova seção metálica de 1,58 tonelada e do tamanho de um pequeno automóvel. Uma vez concluída a tarefa, a estação irá medir 108 metros.

Os astronautas substituirão também um dos quatro giroscópios defeituosos da estação, além de instalarem uma plataforma exterior de armazenamento de cerca de 3,3 toneladas.

A ISS é um projeto de US$ 100 bilhões do qual participam 16 países.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página