Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2007 - 11h46

Proteína de 450 milhões de anos ajuda a revelar etapas da evolução

da France Presse, em Washington

Cientistas da Universidade do Oregon, nos Estados Unidos, recriaram pela primeira vez uma proteína de 450 milhões de anos, com seus 2.000 átomos --o que permite ajudar a compreender certas etapas da sua evolução até a versão moderna no organismo humano.

"Nunca havíamos conseguido chegar tão longe no tempo [...] e ver tão claramente o desenrolar dos mecanismos pelos quais a evolução conforma uma máquina molecular em escala atômica", afirma Joe Thornton, biólogo e principal autor da pesquisa, publicada na revista "Science".

"Podemos ver exatamente como a evolução agiu sobre a estrutura antiga da proteína e produziu uma nova função crucial para o organismo humano atual", acrescentou.

Os cientistas concentraram-se na proteína chamada receptor glucocorticóide, que desempenha um papel chave na resposta do organismo ao estresse humano utilizando o cortisol.

Foram necessárias apenas sete mutações durante 450 milhões de anos para desenvolver essa função biológica essencial, apontam os pesquisadores. Eles puderam deduzir ainda a ordem em que essas mudanças aconteceram e por que certas mutações teriam provocado a perda total das funções da proteína.

Os cientistas criaram seguidamente uma imagem em três dimensões da proteína como era há 450 milhões de anos, recorrendo a uma técnica de cristalografia por raios-X que permitiu localizar o lugar de cada um dos seus 2.000 átomos.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br