Ciência
24/10/2007 - 08h44

Substância da maconha pode curar depressão, diz estudo

Publicidade

da Folha Online

Um ingrediente da maconha ajuda a combater a depressão, quando administrado em pequenas doses, revela um estudo da Universidade McGill, em Montreal, no Canadá,

Segundo esses cientistas, esta é a primeira prova de que um componente da maconha identificado como WIN55,212,2 pode aumentar os níveis de serotonina, um neurotransmissor que regula os estados de ânimo do ser humano.

Entretanto, a pesquisa adverte para o fato de, com o aumento da dose, pode-se provocar um efeito contrário e aumentar a depressão, podendo causar inclusive transtornos psíquicos, entre eles a psicose.

Os efeitos foram constatados em experimentos feitos com animais de laboratório. Essa substância, obtida de forma sintética, foi injetada nas cobaias. Posteriormente, os bichos foram submetidos a provas para determinar o nível de depressão.

Efeito contrário

As doses baixas tiveram um enorme efeito sobre a depressão, porém quando as quantidades aumentaram, a serotonina dos ratos se reduziu a níveis inferiores aos do grupo de controle [que não recebeu a substância], afirma Gabriella Gobbi, uma das cientistas que participou do estudo.

Quando as doses foram aumentadas, os benefícios se reverteram totalmente, afirma a cientista, em pesquisa publicada no "The Journal of Neuroscience".

"Conseguimos mostrar um efeito duplo: em doses baixas a serotonina aumenta. Mas em doses maiores o efeito se reverte e é completamente devastador", acrescentou.

Alerta

A cienstista afirma que esse tipo de efeito da maconha já tinha sido percebido em pacientes com esclerose múltipla e Aids, que ao consumirem a droga haviam mostrado uma mudança de ânimo.

Mas a pesquisadora adverte para os perigos da maconha como antidepressivo, porque é difícil controlar sua dosagem. "O uso excessivo da cannabis, na forma de maconha, por parte de pessoas com depressão gera um alto risco de psicose", afirma Gobbi.

Com informações da agência Efe

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca