Dieta pode determinar sexo de bebês, diz pesquisa
da Ansa, em Londres
Comer alimentos salgados favorece o nascimento de meninas, e consumir doces, de meninos. Até pouco tempo, isso poderia soar como crendice popular pouco confiável. No entanto, um estudo divulgado pela Universidade de Pretória, na África do Sul, está tentando confirmar a tese.
A experiência foi conduzida em camundongos. Os animais com um baixo nível de açúcar no sangue dão à luz a mais fêmeas do que machos.
Os pesquisadores separaram as mamães camundongos em dois grupos: administraram a 20 animais a dexametasona, um esteróide que mantém baixo o nível de açúcar no sangue, e alimentaram outros 20 animais com uma dieta normal. Comparando a prole das duas amostragens, pode-se perceber que os machos no primeiro grupo eram 41%, enquanto no segundo grupo chegavam a 53%.
"Ainda não é claro como o nível de açúcar pode influenciar no sexo da geração", disse Elisa Cameron, a pesquisadora que conduziu o estudo. Segundo os pesquisadores, o evento poderia ser identificado também nos seres humanos: no homem, a dieta poderia alterar a proporção de espermatozóides que carregam cromossomos masculinos e femininos; nas mulheres, o útero poderia criar condições mais ou menos favoráveis para um ou outro sexo.
"Este trabalho aumenta a possibilidade de que a alimentação influencie na proporção de homens e mulheres nas populações. Além disso, permitiria entender a teoria evolutiva, segundo a qual os animais seriam capazes de selecionar o sexo de sua prole", explicou Cameron.
Leia mais
- Erramos: Dieta pode determinar sexo de bebês, diz pesquisa
- Livro detalha concepção e gravidez depois dos 35 anos
- Coleção aborda desenvolvimento do bebê até os três anos
- Aprenda a mais antiga das artes: a de ter filhos
- Livro revela como diversos povos lidam com a maternidade
- Publicação traz dicas para mães novatas

