Ciência
06/12/2007 - 13h49

Por problema técnico, Nasa adia lançamento da Atlantis para sexta-feira

Publicidade

da Folha Online

A Nasa (agência espacial norte-americana) adiou nesta quinta-feira por pelo menos 24 horas o lançamento da nave Atlantis, em razão de uma falha técnica, informou um porta-voz da agência.

Dois dos quatro medidores de nível de combustível do tanque externo da nave indicam que o reservatório está vazio, quando na verdade está cheio. Em geral se considera que se pode efetuar o lançamento de três dos quatro indicadores funcionam normalmente, informou a Nasa.

"O lançamento está cancelado por pelo menos 24 horas", afirmou o representante do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida.

Joe Skipper/Reuters
Engenheiros detectaram que dois medidores de combustível da Atlantis mostram que tanque está vazio, quando na verdade está cheio
Engenheiros detectaram que dois medidores de combustível da Atlantis mostram que tanque está vazio, mas na verdade está cheio

O lançamento da Atlantis estava marcado para as 19h31 de hoje, no horário de Brasília, diretamente do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida. A próxima oportunidade para o lançamento deve ser as 19h09 desta sexta-feira (6).

O problema detectado hoje é mais um capítulo da novela no qual se tornou o lançamento do laboratório europeu Columbus rumo à ISS. A ESA (agência espacial européia) já espera por isso há mais de quatro anos.

A data planejada para o lançamento do laboratório teve de ser adiada depois que a Nasa interrompeu as viagens dos ônibus espaciais em razão do desastre com o Columbia, em 2003.

O Columbus, primeiro laboratório europeu no espaço, será cenário de múltiplos experimentos em condições de gravidade quase nulas. Os dois primeiros experimentos serão de biologia e física de fluidos, em mini-laboratórios dentro do módulo espacial.

Com informações das agências France Presse e Reuters

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca