Ciência
09/12/2007 - 11h18

Nasa adia lançamento do Atlantis pela quarta vez

Publicidade

da Folha Online

A Nasa (agência espacial norte-americana) adiou pela quarta vez o lançamento do ônibus espacial Atlantis, previsto para este domingo (9), devido a um defeito em um dos quatro ponteiros que indicam o nível do tanque de combustível externo da nave.

O lançamento ocorrerá apenas a partir do dia 2 de janeiro, atrasando a chegada do laboratório europeu Columbus à ISS (Estação Espacial Internacional).

"Os responsáveis da missão suspenderam oficialmente o lançamento deste domingo", disse George Diller, apresentador oficial do canal de televisão da Agência espacial americana.

"O sensor número 3 do tanque não está funcionando normalmente e isto não é um bom sinal", completou o apresentador.

Segundo os novos critérios de lançamento da Nasa, os quatro indicadores, que informam sobre a quantidade de combustível no tanque, devem funcionar normalmente para o lançamento.

O mau funcionamento dos sensores foi a causa dos três adiamentos anteriores, previsto inicialmente para quinta-feira (6). Até o momento, os especialistas não descobriram a origem do problema.

Os engenheiros vão realizar agora uma série de testes dos sensores e esvaziarão o tanque.

Um problema similar ocorrido em um lançamento da nave Discovery, em julho de 2005, gerou um atraso de mais de uma semana.

A missão de onze dias do Atlantis, que conta com sete astronautas, consiste no translado e instalação do laboratório europeu Columbus para a ISS (Estação Espacial Internacional).

Com France Presse

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca