Ciência
16/01/2008 - 09h15

Dieta mediterrânea na gravidez ajuda a prevenir asma, afirma estudo

Publicidade

da France Presse, em Paris

As mulheres grávidas que seguem a dieta mediterrânea podem, com o hábito, proteger seus filhos de desenvolverem doenças respiratórias como asma e alergia na infância. A descoberta é de um estudo que vai ser publicado nesta quinta-feira (17) no jornal britânico especializado "Thorax".

Uma equipe de médicos recrutou 507 mulheres que faziam pré-natal em uma clínica na ilha mediterrânea de Menorca em 1997. Elas responderam a questionários a respeito de seus hábitos alimentares.

Mais de seis anos depois, a equipe analisou os filhos destas mães para verificar se tinham desenvolvido asma ou dificuldades respiratórias ou se apresentavam seis tipos comuns de alergia.

Os pesquisadores descobriram que a dieta alimentar das crianças desta idade tem menor impacto no desenvolvimento destes problemas. O que realmente fazia diferença, no entanto, era o que as mães haviam comido durante a gravidez.

Entre as mulheres que participaram do estudo, um terço obteve uma baixa pontuação no teste que mede o grau de utilização da dieta mediterrânea --o consumo de frutas e vegetais, azeite, peixe, grãos, legumes e nozes. Dois terços obtiveram altos graus.

Crianças do grupo de baixa pontuação apresentavam entre três e quatro vezes mais tendência a desenvolver sintomas de asma do que as do grupo das mulheres que haviam atingido alta pontuação, e duas vezes mais propensão a desenvolver alergias.

O consumo de vegetais mais de oito vezes por semana, de peixe mais de três vezes e o de feijão ou ervilha mais de uma vez por semana parecem ser fatores especialmente positivos.

Por outro lado, o consumo de carne vermelha mais de três vezes por semana parece ter estimulado os riscos.

Os motivos

O estudo aponta dois componentes-chave da dieta mediterrânea: antioxidantes --substâncias que dificultam a ação danosa dos radicais livres-- e ácidos graxos poliinsaturados, tipicamente encontrados no azeite de oliva e no óleo de peixe.

Antioxidantes são conhecidos por protegerem contra a asma em crianças pequenas, enquanto que ácidos graxos protegem contra inflamações, um fator importante no complexo problema de asma, explicaram os autores.

A dieta mediterrânea, que é associada à longevidade, também compreende quantidades moderadas de vinho tinto. Mas como o consumo de álcool é proibido durante a gravidez, o vinho não foi incluído no estudo.

A pesquisa foi coordenada por Leda Chatzi, médica do Departamento de Medicina Social da Universidade de Creta, na Grécia.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca