Ciência
29/01/2008 - 11h08

Hormônio divulgado por Stallone deforma o rosto, diz especialista

Publicidade

FELIPE MAIA
da Folha Online

Não entre na conversa de Sylvester Stallone: o uso contínuo do hormônio do crescimento aumenta o risco de câncer, eleva os níveis de colesterol e deforma o rosto, entre outras conseqüências. O alerta é do especialista Turibio Barros, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e fisiologista do São Paulo Futebol Clube.

Everett Kennedy Brown/Efe
Sylvester Stallone diz ter tomado hGH para ficar "musculoso" no novo filme "Rambo 4"
Sylvester Stallone diz ter tomado hGH para ficar "musculoso" no novo filme "Rambo 4"

Sylvester Stallone diz ter tomado hGH para ficar "musculoso" no novo filme "Rambo 4". O hormônio em questão pode ser chamado de GH (hormônio do crescimento) ou hGH (hormônio do crescimento humano).

"Todos acima de 40 anos deveriam pesquisar mais sobre isso para melhorar a qualidade de vida. Escreva o que eu digo. Em dez anos isso estará disseminado", disse o ator.

De acordo com Barros, as afirmações de Stallone sobre a substância são inverídicas, já que o uso indiscriminado pode trazer efeitos graves.

"Trata-se de um hormônio capaz de aumentar a síntese de proteínas pelos tecidos. Traz efeitos secundários tanto quanto qualquer anabolizante. Inclusive é considerado doping tanto quanto qualquer esteróide", diz Barros.

Os efeitos colaterais são os mesmos para produtos conhecidos no mercado também como hGH, que são os precursores do hormônio do crescimento e estimulam sua produção pelo corpo. O fisiologista é enfático: "O efeito é exatamente o mesmo."

Origem

O GH é produzido naturalmente pelo corpo humano. Trata-se de um hormônio secretado por uma glândula chamada hipófise, que fica localizada na base do crânio. A substância tem um papel importante no período de crescimento --durante a infância e a adolescência, principalmente--, já que atua no desenvolvimento de ossos e tecidos musculares, por exemplo.

Essa substância promove o crescimento dos tecidos do corpo que têm a capacidade de crescer. Estimula o aumento do tamanho das células e também a divisão celular.

O hormônio é capaz de elevar o nível de produção de proteínas dos tecidos musculares --o objetivo dos usuários do GH.

Entretanto, o que é um produto natural do nosso corpo pode se tornar bastante maléfico, caso tomado sem acompanhamento médico e motivos clínicos. Isso porque o hormônio, em concentrações não adequadas no corpo humano em cada fase da vida, pode gerar efeitos colaterais graves.

"No começo, o hormônio até aumenta a musculatura e a força muscular, mas o efeito é temporário e depois surgem os problemas", afirma Berenice Bilharinho de Mendonça, professora titular da disciplina de endocrinologia da USP (Universidade de São Paulo).

Efeitos

Os efeitos colaterais mais frequentes são diabetes, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e uma maior incidência de câncer. De acordo com Barros, o GH também interfere no processamento das gorduras pelo corpo, gerando elevação nos níveis de colesterol. Com isso, crescem os riscos de infarto do miocárdio.

E os efeitos colaterais atingem também a parte estética --justamente o oposto do que querem os usuários dessas substâncias.

"Quando a fase de crescimento já terminou, o hormônio vai fazer a síntese de tecidos que ainda respondem a ele", afirma o fisiologista. Por isso, o GH vai gerar, por exemplo, o crescimento de extremidades dos ossos, tornando-os deformados.

"Há uma deformação do rosto. O queixo fica maior, a crista orbital (osso proeminente na altura das sobrancelhas) fica mais saltada", afirma Barros. Mendonça ressalta que isso ocorre quando o uso é contínuo.

Atualmente há alguns tratamentos médicos que utilizam o GH. Entretanto, esse tipo de tratamento é feito apenas quando o paciente tem alguma deficiência na produção do hormônio. "Não recomendamos [o hormônio] para fins estéticos, de nenhum tipo", diz a médica da USP.

Isso ocorre, por exemplo, quando a hipófise perde a capacidade de produzir o hormônio --por exemplo nos tumores não funcionantes da hipófise-- ou quando o problema é congênito

Para o especialista, o uso indiscriminado do GH --apesar de não ser crime-- pode ser tão perigoso quanto de esteróides anabolizantes, derivados da testosterona. "É comprovado que o uso da testosterona torna o indivíduo estéril, por outro lado não deforma tanto o rosto. O GH não deixa estéril, mas deforma os ossos. É jogo duro", diz o fisiologista.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca