Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2008 - 21h07

Sonda revela que lua de Saturno tem mais hidrocarbonetos líquidos que Terra

Publicidade

da Efe

Novos dados da sonda Cassini divulgados nesta quinta-feira pela ESA (Agência Espacial Européia) revelam que Titã, uma das luas de Saturno, tem centenas de vezes mais hidrocarbonetos líquidos que todas as reservas conhecidas de petróleo e gás natural na Terra.

Segundo estudo dirigido por Ralph Lorenz, membro da equipe de radar da Cassini da Universidade Johns Hopkins e do Laboratório de Física Aplicada dos Estados Unidos, os hidrocarbonetos de Titã, em forma de chuva, lagos e dunas, cobrem grande parte da lua.

A sonda Cassini mapeou cerca de 20% da superfície da Titã, identificando centenas de lagos e mares de metano e etano em forma líquida.

Em comparação, as dunas escuras ao longo do equador podem conter um volume de hidrocarbonetos em estado sólido equivalente a centenas de vezes as reservas de carvão na Terra.

Segundo a ESA, as reservas comprovadas de gás natural na Terra totalizam 130 bilhões de toneladas, suficiente para fornecer 300 vezes a quantidade de energia que os Estados Unidos usam anualmente para fins domésticos.

Cada um das centenas de lagos na Titã tem pelo menos essa quantidade de energia sob a forma de metano e etano.

"Este cálculo se baseia principalmente nos estudos dos lagos na região polar norte. Assumimos que o sul poderia ser semelhante, mas realmente ainda não se conhece a quantidade de líquido que está lá", disse Lorenz.

Impenetráveis ao radar, os lagos e mares de hidrocarbonetos têm uma profundidade desconhecida. Os cálculos dos cientistas são baseados na estimativa do que se observa nos lagos terrestres, em quais a profundeza do lago é normalmente dez vezes menor que a altura do terreno circundante.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página