USP acha gene que antecipa a puberdade
RAFAEL GARCIA
da Folha de S.Paulo
Um grupo de médicos do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo) anunciou há três dias a descoberta de uma mutação que induz seus portadores à puberdade precoce.
A doença, que antecipa o desenvolvimento sexual de crianças e incorre em anomalias ósseas e outros problemas, pode ser causada por uma alteração no gene identificado pela sigla GPR54, revelou estudo dos pesquisadores na revista "New England Journal of Medicine".
Esta é a primeira mutação associada à puberdade precoce desencadeada pelo sistema nervoso central, doença com origem ainda desconhecida na maioria das vezes. Apesar de o GPR54 ser responsável por apenas uma fração dos casos, o achado tem relevância geral.
"O trabalho fornece informações para entender um pouco melhor o que é o inicio da puberdade", diz Ana Claudia Latronico, que liderou o grupo autor do estudo, também integrado por cientistas dos EUA.
Leia mais
- Robôs podem reduzir uso de animais em testes de laboratório
- Novo avanço na utilização das células-tronco elimina risco de induzir tumor
- Cientistas descobrem variações genéticas ligadas ao câncer de próstata
- Folha Explica o DNA e as implicações da genética e biotecnologia
- Contardo Calligaris analisa adolescência e suas implicações na sociedade atual; leia capítulo
Especial

