Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2008 - 09h59

USP tenta fazer 1ª linhagem 100% brasileira

Publicidade

RAFAEL GARCIA
da Folha de S.Paulo

Cientistas brasileiros em biomedicina de ponta também se deparam com problemas alheios ao fantasma da ação de inconstitucionalidade, e uma reclamação freqüente é a burocracia na importação células-tronco embrionárias humanas. Esse entrave seria eliminado se o Brasil criasse suas próprias linhagens dessas células, mas o único grupo do país que já tenta fazer isso não têm notícias muito boas para dar, por enquanto.

Desde 2006, o Laboratório de Genética Molecular do Instituto de Biociências da USP já recebeu células de 15 embriões (doados por uma clínica de reprodução assistida) para tentar derivar delas uma nova linhagem de células-tronco humanas.

Três deles geraram células que não se multiplicavam, nove geraram células sem a desejada capacidade de diferenciação (a chamada pluripotência) e restam três tentativas para o atual "pacote" de embriões se esgote.

"Por conta do número limitado de embriões que existem, optamos por trazer especialistas dos EUA no ano passado para nos ensinar os passos críticos e treinamos uma série de alunos nas diferentes etapas, em uma primeira rodada" conta Lygia da Veiga Pereira, que dirige o laboratório. "Estamos na segunda rodada, com o pessoal treinado, e espero completar isso até a metade do ano. Mas não dá para saber."

A limitação no número de embriões disponíveis para pesquisa se deve, em parte, à Lei de Biossegurança, que só permite o uso de material congelado em clínicas de reprodução assistida antes de 2005. "Outra dificuldade é que só estão congelados aqueles embriões que não eram muito bons [os melhores são os usados pelas clínicas], e o processo de descongelamento também causa algum dano", diz Pereira. "Estamos aí penando com essas coisas todas."

Por enquanto, o único laboratório que colabora com o da pesquisadora na tentativa é o de Stevens Rehen, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para Pereira, porém, qualquer ajuda será bem vinda.

"Temos de unir esforços neste momento. Estamos com quase dez anos de atraso nessas pesquisas. As primeiras linhagens de células-tronco embrionárias humanas foram estabelecidas nos Estados Unidos em 1998", diz a cientista. "Tendo autonomia e podendo treinar gente para fazer isso, nós podemos inovar, mas nós ainda não fizemos nem o feijão-com-arroz. Uma vez que nós consigamos fazer isso, chegamos a 1998."

Comentários dos leitores
Julio Togni (1) 18/06/2009 14h32
Julio Togni (1) 18/06/2009 14h32
Parabéns aos pesquisadores da USP pela importante descoberta.
Lendo algumas opiniões abaixo sobre pesquisas com células-tronco não pude dexar de notar como, atualmente, é comum "malhar" a Igreja Católica como se ela fosse responsável por inúmeros males presentes no mundo.
Quanto ao assunto em questão, gostaria de expor, com maiúsculas: A IGREJA CATÓLICA NÃO É, NÃO FOI E NUNCA SERÁ CONTRA A PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO! É CONTRA A PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS ( E DEVE SER MESMO! ).
É muito importante que haja limites nas pesquisas científicas pois elas não são mais válidas quando realizadas com agressão à vida ou à dignidade de qualquer ser humano, inclusive daqueles que estão nos primeiros estágios de seu desenvolvimento.
Parabéns, novamente, à equipe da USP. E o meu desejo de que a continuidade na pesquisa com células-tronco adultas traga resultados mais espetaculares ainda.
3 opiniões
avalie fechar
Conforme relata a Bíblia, Deus fez Adão cair num sono profundo ( anestesia ), serrou-lhe as costelas ( fez uma cirurgia ) e multiplicando as células fez Eva e deu-lha a Adão.
Está aí uma comprovação científica do relato Bíblico.
Células troncos podem ser retiradas de adultos e transforma-las em qualquer órgão, osso, cartilagem e tecido.
Parabens aos cientístas da USP !
Tanto a medicina halopata, homeopática e a fitoterápica vem trazendo benifícios à humanidade, mas a mais promissora de todas é a fitorerápica, pois é ortomolecular.
Na flora da amazônia estão escondidos segredos da " fonte da juventude " ou no mínimo a longevidade de uma vida saudável, como era na antiguidade.
12 opiniões
avalie fechar
eduardo camillo (77) 18/03/2009 13h48
eduardo camillo (77) 18/03/2009 13h48
Novamente as células adultas caminhando a anos luz das embrionárias. E tem gente que num aprender... 34 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (727)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página