Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2008 - 16h27

Lula defende pesquisas com células-tronco embrionárias

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje as pesquisas com células-tronco embrionárias. Na quarta-feira, o STF (Supremo Tribunal Federal) começa a julgar uma ação direta de inconstitucionalidade contra o artigo 5º da Lei de Biossegurança, de 2005, que permitiu a pesquisa com células-tronco de embriões fertilizados in vitro e descartados. Ela proíbe o comércio e exige que sejam usados embriões inviáveis ou descartados há pelo menos três anos e que isso seja autorizado pelo casal.

Questionado sobre o julgamento, Lula respondeu que gostaria que a pesquisa "passasse". Mas ele afirmou que opinava sobre o assunto, e não sobre a decisão que será tomada pelos ministros do Supremo. "Não posso firmar expectativa quando Suprema Corte se reúne. Cada ministro é muito bem preparado para votar."

O presidente afirmou que pessoalmente era favor às pesquisas com células-tronco embrionárias. "Eu, particularmente, sou favorável à aprovação das células-tronco. Acho que o mundo não pode prescindir de um conhecimento científico que pode salvar humanidade de muitas coisas. Não comento nada transitado em julgado na Suprema Corte."

O "Painel" da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal ou do UOL), editado por Renata Lo Prete, de ontem informou que a maioria dos 11 ministros do STF deve votar pela permissão das pesquisas com células-tronco de embriões humanos.

De acordo com o "Painel", ao menos seis ministros devem votar pela liberação das pesquisas, mas o placar pode chegar a até oito votos favoráveis. Carlos Ayres Britto, relator da ação, Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Joaquim Barbosa devem se mostrar favoráveis.

Comentários dos leitores
Julio Togni (1) 18/06/2009 14h32
Julio Togni (1) 18/06/2009 14h32
Parabéns aos pesquisadores da USP pela importante descoberta.
Lendo algumas opiniões abaixo sobre pesquisas com células-tronco não pude dexar de notar como, atualmente, é comum "malhar" a Igreja Católica como se ela fosse responsável por inúmeros males presentes no mundo.
Quanto ao assunto em questão, gostaria de expor, com maiúsculas: A IGREJA CATÓLICA NÃO É, NÃO FOI E NUNCA SERÁ CONTRA A PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO! É CONTRA A PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS ( E DEVE SER MESMO! ).
É muito importante que haja limites nas pesquisas científicas pois elas não são mais válidas quando realizadas com agressão à vida ou à dignidade de qualquer ser humano, inclusive daqueles que estão nos primeiros estágios de seu desenvolvimento.
Parabéns, novamente, à equipe da USP. E o meu desejo de que a continuidade na pesquisa com células-tronco adultas traga resultados mais espetaculares ainda.
3 opiniões
avalie fechar
Conforme relata a Bíblia, Deus fez Adão cair num sono profundo ( anestesia ), serrou-lhe as costelas ( fez uma cirurgia ) e multiplicando as células fez Eva e deu-lha a Adão.
Está aí uma comprovação científica do relato Bíblico.
Células troncos podem ser retiradas de adultos e transforma-las em qualquer órgão, osso, cartilagem e tecido.
Parabens aos cientístas da USP !
Tanto a medicina halopata, homeopática e a fitoterápica vem trazendo benifícios à humanidade, mas a mais promissora de todas é a fitorerápica, pois é ortomolecular.
Na flora da amazônia estão escondidos segredos da " fonte da juventude " ou no mínimo a longevidade de uma vida saudável, como era na antiguidade.
12 opiniões
avalie fechar
eduardo camillo (77) 18/03/2009 13h48
eduardo camillo (77) 18/03/2009 13h48
Novamente as células adultas caminhando a anos luz das embrionárias. E tem gente que num aprender... 34 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (727)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página