Ciência
05/03/2008 - 15h52

AGU defende pesquisa com células-tronco como forma de "defesa da vida humana"

Publicidade

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

O advogado-geral da União, José Antônio Dias Tofolli, usou os mesmos argumentos das pessoas contrárias à tratamentos com células-tronco embrionárias para defender a continuidade da pesquisa.

Durante o julgamento da ação que pede a inconstitucionalidade da Lei de Biossegurança, no STF (Supremo Tribunal Federal), Tofolli disse que a pesquisa será útil para pessoas que sofrem de determinadas doenças, o que significa a proteção da vida."O princípio é o mesmo, de defesa da vida humana", declarou.

Lula Marques/Folha Imagem
Advogado Geral da União, José Antônio Dias Tofolli, fala durante julgamento no STF
Advogado Geral da União, José Antônio Dias Tofolli, fala durante julgamento no STF

Tofolli alertou ainda que, caso o STF decida pela inconstitucionalidade da lei, poderá haver uma corrida ao Judiciário de pacientes que não encontrarão tratamento no Brasil e reivindicarão o pagamento pelo SUS de tratamento no exterior.

"Aqueles que têm recursos irão ao exterior, e aqueles de classe media e pobre não terão outra solução a não ser bater na porta da Justiça para pedir que pague o tratamento que foi negado no Brasil", afirmou.

Ele defendeu ainda a participação da igreja no debate, como "participante da sociedade" e disse que ela não defende as pesquisas porque "não poderá compactuar com uma ética prática".

Antes da leitura do voto do relator --prevista para durar cerca de uma hora e meia-- ainda se pronunciam o advogado do Congresso Nacional, Leonardo Mundim, e representantes de entidades favoráveis às pesquisas, como a Conectas Direitos Humanos, o CDH (Centro de Direitos Humanos), o Movitae (Movimento em Prol da Vida) e o Anis (Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero), que terão juntamente 30 minutos.

Comentários dos leitores
Julio Togni (1) 18/06/2009 14h32
Julio Togni (1) 18/06/2009 14h32
Parabéns aos pesquisadores da USP pela importante descoberta.
Lendo algumas opiniões abaixo sobre pesquisas com células-tronco não pude dexar de notar como, atualmente, é comum "malhar" a Igreja Católica como se ela fosse responsável por inúmeros males presentes no mundo.
Quanto ao assunto em questão, gostaria de expor, com maiúsculas: A IGREJA CATÓLICA NÃO É, NÃO FOI E NUNCA SERÁ CONTRA A PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO! É CONTRA A PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS ( E DEVE SER MESMO! ).
É muito importante que haja limites nas pesquisas científicas pois elas não são mais válidas quando realizadas com agressão à vida ou à dignidade de qualquer ser humano, inclusive daqueles que estão nos primeiros estágios de seu desenvolvimento.
Parabéns, novamente, à equipe da USP. E o meu desejo de que a continuidade na pesquisa com células-tronco adultas traga resultados mais espetaculares ainda.
3 opiniões
avalie fechar
Conforme relata a Bíblia, Deus fez Adão cair num sono profundo ( anestesia ), serrou-lhe as costelas ( fez uma cirurgia ) e multiplicando as células fez Eva e deu-lha a Adão.
Está aí uma comprovação científica do relato Bíblico.
Células troncos podem ser retiradas de adultos e transforma-las em qualquer órgão, osso, cartilagem e tecido.
Parabens aos cientístas da USP !
Tanto a medicina halopata, homeopática e a fitoterápica vem trazendo benifícios à humanidade, mas a mais promissora de todas é a fitorerápica, pois é ortomolecular.
Na flora da amazônia estão escondidos segredos da " fonte da juventude " ou no mínimo a longevidade de uma vida saudável, como era na antiguidade.
12 opiniões
avalie fechar
eduardo camillo (77) 18/03/2009 13h48
eduardo camillo (77) 18/03/2009 13h48
Novamente as células adultas caminhando a anos luz das embrionárias. E tem gente que num aprender... 34 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (727)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca