Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2001 - 11h29

José Serra ganha prêmio por lei antitabagismo brasileira

da France Presse, em Washington

O ministro da Saúde do Brasil José Serra ganhou hoje o prêmio de luta contra o tabaco "Ar Limpo" da Organização Pan-americana da Saúde (OPS) por ter proibido o ato de fumar em todos os veículos de transporte público de seu país.

O concurso "Ar Limpo" foi criado pela OPS para premiar as pessoas ou instituições das Américas que tenham feito contribuições significativas para reduzir a exposição dos chamados "fumantes passivos".

Os vencedores foram anunciados hoje por ocasião do Dia Mundial Sem Tabaco, criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), e com o laçamento pela OPS da iniciativa "Por uma América Livre de Fumo", uma campanha anual para proteger o público do cigarro.

A OPS proclamou seis vencedores do prêmio "Ar Limpo". Os outros cinco são:

- O ministro da Saúde do Canadá, Allan Rock, por ordenar a impressão de fortes mensagens de advertência contra o fumo passivo nos pacotes de cigarro;

- O ministério da Saúde e Educação de Honduras, por proibir o fumo em todas as suas dependências;

- A organização não-governamental baseada na Califórnia, "Americanos pelos Direitos dos Não-fumantes", por sua campanha em favor de ambientes livres de fumo;

- O ministério da Saúde da Jamaica, por proibir o fumo em suas dependências;

- A região de Waterloo, no Canadá, por proibir o fumo em todos os locais públicos fechados, incluindo bares e restaurantes.

Menções honrosas foram atribuídas ao Governo do México por restringir o fumo em todos os edifícios federais e a municipalidade de Callao, Peru, por proibir o fumo no aeroporto Jorge Chávez e por certas restrições relativas a fumar em locais públicos.

Segundo a OPS, entre 122 mil e 210 mil não-fumantes morrem todos os anos nas Américas por causa do tabagismo passivo, além dos 845 mil fumantes que morrem anualmente.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página