Ciência
25/03/2008 - 19h57

EUA aprovam uso de cobre antimicrobiano

Publicidade

da Folha Online

A EPA (agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) aprovou o uso de ligas de cobre antimicrobiano, reconhecendo que o material pode destruir bactérias. Com isso, o metal poderá ser utilizado em objetos de hospitais e clínicas, como portas, grades, aparelhos para uso intravenoso e tanques.

Segundo o Instituto Procobre, entidade que representa o setor, o cobre é o primeiro material de superfície sólida a receber esse tipo de registro da EPA. A idéia é utilizar as ligas do metal para reduzir a quantidade de bactérias que causam doenças nos quartos dos pacientes.

No documento em que aprova o uso do cobre com essa finalidade, o EPA afirma que essas ligas de cobre antimicrobianas, quando limpas com regularidade, destroem 99,9% de bactérias específicas em um período de duas horas e "continuam destruindo mais de 99% dessas bactérias mesmo depois de repetidas contaminações".

Entretanto, o uso do cobre não substitui outras práticas para controlar a infecção. Segundo o EPA, é preciso manter "todas as práticas de controle de infecção existentes, inclusive as que se referem à limpeza e à desinfecção de superfícies ambientais".

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca