Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2001 - 19h30

Cientistas elaboram modelo para explicar rotação de Vênus

SALVADOR NOGUEIRA
da Folha de S.Paulo

Todo mundo sabe que o Sol nasce a leste e se põe a oeste _na Terra. Em Vênus, acontece justamente o contrário: a rotação do planeta faz com que a estrela atravesse o céu na direção oposta. Agora, os cientistas começam a desconfiar que esse fenômeno de giro invertido tem muito mais a ver com uma tendência natural do que com mera coincidência.

No Sistema Solar, apenas Vênus e Urano têm a chamada rotação retrógrada (ou seja, giram em sentido contrário ao dos outros planetas, incluindo a Terra). Os astrônomos acreditam que sua rotação tenha sido, no princípio, como a dos demais planetas.

Com o passar do tempo, pelo atrito entre o manto e o núcleo e pela atividade atmosférica, o planeta teria dado uma cambalhota, e a rotação teria ficado invertida. Só que essa explicação, até agora a mais aceita, exigiria que o eixo de rotação de Vênus tivesse sido, desde o início, bastante inclinado em relação ao plano da órbita.

O novo modelo para explicar a rotação venusiana foi elaborado por Alexandre Correia e Jacques Laskar, ambos do Astronomie et Systémes Dynamiques, em Paris. Ele apresenta duas inovações.

Em primeiro lugar, dispensa (mas não exclui) a cambalhota do planeta. Em segundo, mostra que, diante das características de Vênus, havia desde o princípio uma grande tendência para que ele adquirisse o movimento retrógrado.

Os cientistas testaram seu modelo com cem casos hipotéticos parecidos. "A maioria das condições iniciais levou ao estado atual de Vênus", diz a dupla. O estudo sai amanhã na revista "Nature".