Observatórios japoneses vão procurar ETs em estrela no espaço
da Reuters, em Tóquio
Os maiores observatórios de Astronomia do Japão fizeram um acordo para cumprir uma tarefa um tanto inusitada: descobrir se há vida extraterrestre. O projeto, liderado por astrônomos japoneses, vai juntar mais de uma dúzia de observatórios de todo o país para estudar uma estrela que os pesquisadores consideram um lar em potencial para populações no espaço.
"Todo mundo imaginou pelo menos uma vez na vida se o espaço é infinito e se os alienígenas existem mesmo", afirma Shinya Narusawa, pesquisador-chefe do Observatório Astronômico Nishi-Harima, no oeste do Japão.
Os pesquisadores japoneses já usaram antenas para captar sinais de rádio do espaço e analisaram os prismas de luzes do céu para ver se há alguma emissão de laser no espaço, diz Narusawa. As pesquisas ainda não deram resultado.
O novo projeto vai envolver muitos astrônomos filmando uma estrela por várias noites no ano que vem, além da análise da luz e as gravações de rádio. "Quando há sinais suspeitos, às vezes é difícil dizer se são artificiais, vindos da Terra, como de máquinas, ou se vêm de estrelas do mundo natural", disse Narusawa.
"Ao pensar no espaço, esperamos que seja uma oportunidade para as pessoas voltarem a apreciar a Terra e os seres humanos", afirma o pesquisador.
Leia mais
- Sonda Phoenix encontrou gelo em Marte, dizem pesquisadores
- Sonda Phoenix tem problema de memória e perde dados
- Cosmonautas examinarão nave Soyuz antes de retorno à Terra
- Cientistas britânicos descobrem segunda aurora em Saturno
- Energia misteriosa faz dez anos sem ganhar explicação
- Após 17 anos, sonda solar Ulysses concluirá operações
- "Nunca estivemos tão perto de achar vida", diz pesquisador sobre Marte
- Discovery pousa na Terra após missão na ISS
Livraria da Folha
- Marcelo Gleiser discute física, óvnis e o futuro do meio ambiente em livro
- Livro desvenda os mitos e revela curiosidades sobre Marte
Especial

