Brasil tem 26.887 embriões para pesquisa
MARTA SALOMON
da Folha de S.Paulo, em Brasília
O primeiro censo do material disponível em clínicas de reprodução assistida do país para pesquisas e terapias com células-tronco contabilizou 26.887 embriões humanos produzidos por fertilização in vitro. Os números serão divulgados hoje pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A legislação autoriza apenas o uso de embriões considerados inviáveis ou congelados há 3 anos e até 28 de março de 2005. Há mais de 20 mil embriões congelados em bancos de células após a data de sanção da Lei de Biossegurança e que, mantidas as regras atuais, não poderão ser usados, nem com o consentimento dos pais.
A Anvisa acredita que o número de embriões disponíveis esteja subestimado porque quase 60% dos bancos de células do país não encaminharam no prazo informações ao SisEmbrio (Sistema Nacional de Produção de Embriões), criado em maio. Essas clínicas poderão receber multas de até R$ 2 milhões, informou o diretor presidente da agência, Dirceu Raposo de Mello.
"Estimamos a existência de 100 a 120 clínicas de reprodução, e apenas 50 encaminharam informações", disse Mello. As punições previstas para o descumprimento da resolução da Anvisa podem chegar ao fechamento de clínicas, mas o presidente da agência descarta, por ora, propor aos Estados e municípios que adotem punições mais drásticas.
Segundo os dados do SisEmbrio, 53% dos embriões disponíveis foram registrados por clínicas paulistas. Em seguida no ranking aparecem Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A Anvisa manterá em sigilo o nome das clínicas no endereço eletrônico da agência. Os pesquisadores terão apenas acesso ao número de embriões congelados por Estado.
O sistema registrou até 10 de agosto a doação de 643 embriões para pesquisas. Os números do sistema serão atualizados uma vez por ano.
Segundo a geneticista Lygia da Veiga Pereira, da USP, os números do censo indicam que há material suficiente para o atual estágio da pesquisa com células-tronco no Brasil, embora o sistema não revele a qualidade dos embriões congelados. "Em princípio, é um bom número para compensar o atraso nas pesquisas", disse.
Há menos de quatro meses, o STF (Supremo Tribunal Federal) liberou a realização de pesquisas com células-tronco, ao rejeitar ação direta de inconstitucionalidade contra o dispositivo da Lei de Biossegurança que autoriza o uso de embriões.
Lygia Pereira defendeu mudanças na lei para autorizar o uso de embriões congelados depois de 28 de março de 2005 caso as pesquisas avancem. "Se as pesquisas no mundo chegarem à conclusão de que os embriões são a melhor fonte para o desenvolvimento das células-tronco, teremos de rever a lei."
Por enquanto, já há 20.064 embriões congelados após a sanção da lei e que não podem ser usados para pesquisa.
A pesquisadora desenvolve a primeira linhagem de células-tronco a partir de embriões. As células-tronco embrionárias podem se converter em diversos tecidos do corpo e, por isso, são consideradas esperança de cura para doenças como mal de Parkinson e diabetes.
Leia mais
- Pâncreas reprogramado passa a fabricar insulina
- Célula-tronco trata fraqueza muscular
- Brasil tratará silicose com célula-tronco
- Cientistas anunciam criação de sangue humano a partir de células-tronco
- Dupla usa célula-tronco para produzir dente novo
- Grupo transforma pele humana em neurônios
- Alemão facilita obtenção de células "éticas"
- Células-tronco embrionárias podem gerar células de órgãos e tecidos
Livraria da Folha
- Leia "Células-tronco e a medicina do futuro", de Marcelo Gleiser
- Entenda o que é ser médico, sua linguagem e as DOENÇAS MODERNAS
Especial


Lendo algumas opiniões abaixo sobre pesquisas com células-tronco não pude dexar de notar como, atualmente, é comum "malhar" a Igreja Católica como se ela fosse responsável por inúmeros males presentes no mundo.
Quanto ao assunto em questão, gostaria de expor, com maiúsculas: A IGREJA CATÓLICA NÃO É, NÃO FOI E NUNCA SERÁ CONTRA A PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO! É CONTRA A PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS ( E DEVE SER MESMO! ).
É muito importante que haja limites nas pesquisas científicas pois elas não são mais válidas quando realizadas com agressão à vida ou à dignidade de qualquer ser humano, inclusive daqueles que estão nos primeiros estágios de seu desenvolvimento.
Parabéns, novamente, à equipe da USP. E o meu desejo de que a continuidade na pesquisa com células-tronco adultas traga resultados mais espetaculares ainda.
avalie fechar
Está aí uma comprovação científica do relato Bíblico.
Células troncos podem ser retiradas de adultos e transforma-las em qualquer órgão, osso, cartilagem e tecido.
Parabens aos cientístas da USP !
Tanto a medicina halopata, homeopática e a fitoterápica vem trazendo benifícios à humanidade, mas a mais promissora de todas é a fitorerápica, pois é ortomolecular.
Na flora da amazônia estão escondidos segredos da " fonte da juventude " ou no mínimo a longevidade de uma vida saudável, como era na antiguidade.
avalie fechar
avalie fechar