Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2001 - 18h37

Astrônomos medem estrela de formato achatado

da AP, em Pasadena (EUA)

Um grupo de astrônomos conseguiu medir pela primeira vez as dimensões e o formato da estrela Altair, que tem uma característica peculiar: ela gira tão rápido que sua largura é maior que sua altura.

O formato "achatado" é causado pela força centrífuga de sua rotação, que impele a massa da estrela para fora.

Altair completa um giro a cada 10,4 horas. e a velocidade rotação em seu equador é de 750 mil km/h.

Para se ter uma idéia, a velocidade de giro da Terra no equador é de um pouco mais de 1.600 km/h.

Usando um sistema de telescópios da Nasa, a equipe de pesquisadores mediu o formato da estrela, cujo diâmetro é 14% maior na largura do que na altura.

Altair está localizada na constelação de Aquila, a 15 anos luz da Terra. Os astrônomos já desconfiavam que sua rotação era rápida o suficiente para produzir a saliência lateral.

O fenômeno é igual ao que ocorre com alguns planetas, como Júpiter, Urano e Netuno, mas nunca tinha sido observado numa estrela.

"Esta é a primeira medida deste tipo", diz o astrônomo Gerard van Belle, do JPL, o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

Van Belle e seus colegas de equipe usaram o Interferômetro Experimental do Monte Palomar, na Califórnia, um sistema que combina dados de vários telescópios para simular o que seria a imagem de um telescópio maior e mais preciso.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página